Na manhã desta quinta-feira, 23, houve lentidão nos atendimentos no Centro Materno Infantil (Cemai), isso porque, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, faltou médico pediatra na unidade. A situação, conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura, foi normalizada já no turno da tarde. A Secretaria salienta, ainda, que o serviço realizado no Cemai é terceirizado. A empresa tem relatado dificuldade em fechar as escalas com profissionais desta especialidade.
Ao saber do ocorrido no Cemai, a prefeita Helena Hermany determinou que seja viabilizada, com urgência, uma licitação que permita contratar por hora, sempre que necessário, médicos de diferentes especialidades. Assim, este profissional poderá ser chamado a qualquer momento, inclusive para dar suporte em momentos de alta demanda por atendimento. A secretária de Saúde, Daniela Dumke, confirmou que tratará o assunto como prioridade.
Inclusive, no plano de governo de Helena, consta a figura do “Apoio Médico”, para garantir o reforço de atendimento do médico no posto de saúde, quando ausente o titular, seja por licença, férias ou outra situação que inviabilize o serviço prestado para a população. “Quero garantir que em nenhum posto de saúde, e inclusive no Cemai, nunca alguém saia sem atendimento, ou tenha que ficar aguardando horas, por falta de médico”, afirmou a prefeita.
Publicidade
LEIA MAIS: Campanha avança e adolescentes de 15 anos podem se vacinar nesta sexta-feira