Produtos-símbolos do combate à Covid-19 e que chegaram a estar em falta no mercado em alguns períodos da pandemia, as máscaras e o álcool em gel estão sendo pouco buscados pelos santa-cruzenses atualmente. A reportagem da Gazeta do Sul entrou em contato com diversos estabelecimentos comerciais da cidade e constatou que a procura por esses itens reduziu significativamente ao longo deste ano e, especialmente, na comparação com o ano passado.
Essa situação preocupa porque, apesar do avanço da vacinação e da melhora nos indicadores da pandemia, os cuidados individuais não podem ser deixados de lado pela população. Alguns locais relataram, inclusive, que a procura por máscaras descartáveis quase não existe mais e as vendas de álcool em gel caíram aos mesmos níveis de antes da pandemia. Em relação às máscaras de tecido reutilizáveis, por outro lado, ainda há demanda, mas também vem diminuindo.
Especialistas e o próprio Ministério da Saúde alertam desde janeiro que as imunizações e a melhora nos indicadores não podem servir de motivo para abandonar a prevenção. Isso porque, mesmo vacinada, uma pessoa ainda pode contrair o coronavírus e transmitir para outras, que podem não estar com o esquema vacinal completo. Além disso, o uso da máscara e a disponibilização de álcool gel permanecem obrigatórios pelos decretos estadual e municipal.
Publicidade
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS