A GOL Linhas Aéreas Inteligentes anunciou nesta terça-feira, 21, a assinatura de um protocolo de intenções com a empresa Avolon para aquisição ou arrendamento de 250 aeronaves elétricas. O modelo seria o VA-X4 eVTOL, que decola e pousa na vertical, pode transportar o piloto e quatro passageiros, com velocidade máxima de 320 quilômetros por hora e autonomia de 160 quilômetros. Se a aeronave for certificada e as entregas ocorrerem com sucesso, a companhia espera estrear linhas com os aviões elétricos em 2025.
A Gol informou que este movimento está alinhado ao objetivo da companhia de atingir a neutralidade de carbono até 2050. Atualmente, a empresa opera uma frota de 127 aeronaves Boeing 737 e pretende, até 2030, substituir 75% dos veículo pelo modelo 737-MAX, mais eficiente. Outra medida de sustentabilidade é o uso de biocombustíveis.
Além de não emitir carbono, a VA-X4 produz cem vezes menos ruído do que um helicóptero em voo de cruzeiro, e 30 vezes menos nos momentos de decolagem e pouso.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Em operação há um mês, Azul vai ampliar oferta de voos entre Santa Cruz e Porto Alegre