Desde 16 de agosto, o Hospital Santa Cruz (HSC) não oferece mais plantão pediátrico pela Unimed (confira a nota na íntegra abaixo). Para os demais convênios e para atendimentos particulares, os procedimentos seguem sendo feitos pelo HSC.
A referência de plantão para quem tem Unimed, então, acaba sendo somente o Hospital Ana Nery (HAN). Segundo a assessoria de comunicação do hospital, o serviço é oferecido das 19 horas às 7 horas. Nos demais horários, há atendimento para os conveniados, mas com clínico geral. Nos fins de semana, a casa de saúde também oferece plantão pediátrico pela Unimed 24 horas.
A mudança acabou gerando transtorno e apreensão para a santa-cruzense Diulia Santos Brambila. Nessa segunda-feira, feriado de 20 de setembro, a filha dela, de 6 anos de idade, sofreu um acidente doméstico e teve um corte no pé.
Publicidade
Diulia conta que a menina brincava no pátio da casa da avó com o irmão e uma amiga. Ela teria escorregado e tentado se segurar em um tijolo, que estava sobre uma churrasqueira. O item caiu em cima do pé da menina e a feriu. “Levei ela esvaindo em sangue no HSC e negaram atendimento, mandaram ir no pronto atendimento, mesmo ela tendo plano de saúde da Unimed. Cheguei no PA e disseram que não iam atender, que era para ir no Cemai”.
O que mais incomodou a mãe foi a falta de uma avaliação da menina no hospital. “Nem sequer olharam para ver o que estava acontecendo, estávamos com uma toalha amarrada no pé dela, porque era muito sangue.”
LEIA TAMBÉM: Novo Cemai completa um ano e alcança a marca de 25,5 mil atendimentos
No Centro Materno Infantil, Diulia relata ter sido prontamente atendida. “Saíram todos correndo para atender. O médico e as enfermeiras super atenciosos”, elogiou. A menina precisou fazer pontos no pé e passa bem, apenas com um pouco de dor. A mãe registrou ocorrência na Polícia Civil por omissão de socorro.
Publicidade
A reportagem do Portal Gaz pediu um posicionamento do HSC. A assessoria do hospital enfatiza a mudança recente e diz que um aviso deve ser colocado na recepção, para reforçar a alteração e evitar divergências. A casa de saúde ressalta, porém, que uma criança que chegue à emergência com necessidade de atendimento urgente, com risco de morte, será socorrida.
A Unimed também foi contatada e encaminhou uma nota sobre o assunto. No texto, a empresa afirma que lamenta a situação relatada na reportagem e que está acompanhando a situação junto à família. Além disso, a Unimed informou que, desde 2016, a referência de plantão pediátrico para seus clientes no município é no Hospital Ana Nery. “O Hospital Santa Cruz tem convênio com a Unimed VTRP apenas para o plantão adulto. No entanto, em situações graves envolvendo crianças, existe um acordo da Cooperativa com o HSC para que seja realizada a triagem para avaliação da gravidade do caso e o devido encaminhamento para atendimento”, informou.
De acordo com a cooperativa, ainda nesta semana, será realizada uma reunião com a direção do Hospital Santa Cruz para esclarecer os fatos ocorridos no dia 20 de setembro.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Rede de atenção primária adota novo protocolo para o teste da linguinha
Confira nota do HSC
Comunicado: Plantão Pediátrico Unimed
A direção do Hospital Santa Cruz (HSC) comunica que, em reunião realizada no dia 16 de agosto de 2021 com a direção da Unimed, foi decidido que o HSC não realizará mais consultas pediátricas pelo convênio Unimed/Unifácil, devendo, por decisão da Unimed/Unifácil, o cliente ser orientado a:
Contatar o 0800 da Unimed para que seja redirecionado a algum consultório de pediatra credenciado (Cliente deve ligar para: 0800 051 1166), quando o atendimento for das 7h da manhã até as 19h da noite.
Procurar o atendimento no Plantão Pediátrico Unimed no Hospital Ana Nery (O serviço funciona das 19h da noite às 7h da manhã, de segunda a sexta-feira, e 24h nos finais de semana e feriados), segundo informações da Unimed/Unifácil.
Para os demais convênios e particular, os atendimentos permanecem inalterados.
Atenciosamente
Direção do HSC
Publicidade
Orientações da Unimed sobre o plantão pediátrico em Santa Cruz do Sul:
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, os clientes da Cooperativa devem entrar em contato com o pediatra da família ou com o SAC 24h pelo telefone/Whatsapp 0800 051 11 66. Na segunda opção, o cliente será encaminhado para o consultório de um dos pediatras cooperados para atendimento. Caso necessitem de atendimentos de urgência e emergência no plantão pediátrico, os clientes da Cooperativa devem procurar sempre o Hospital Ana Nery.
De segunda à sexta-feira:
– Das 7 horas às 19 horas – Se dirigir ao hospital no Plantão Unimed.
– Das 19 horas às 7 horas – Procurar diretamente o Plantão Pediátrico Unimed no Hospital Ana Nery.
Sábados, domingos e feriados:
– Procurar sempre o Plantão Pediátrico Unimed no Hospital Ana Nery. O serviço funciona 24h por dia nos finais de semana e feriados.
Publicidade
Em caso de dúvidas, a Unimed VTRP orienta a seus clientes para que liguem ou enviem uma mensagem no Whatsapp para o SAC 24h 0800 051 11 66. O serviço está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todos os dias do ano.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz registra mais de cem casos de mão-pé-boca em crianças