Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

BRASILEIRÃO

Grêmio vence o Flamengo no Maracanã e está perto de deixar o Z4

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O Grêmio conquistou três pontos importantes na noite deste domingo, 19, pela 21ª rodada do Brasileirão. Após ser eliminado com duas derrotas para o Flamengo na Copa do Brasil, o Tricolor gaúcho jogou melhor e deu o troco em pleno Maracanã, e voltou a vencer o rival carioca com um gol de Borja ainda na primeira etapa.

Com dois jogos à menos em relação aos primeiros adversários na sua frente na tabela, o Grêmio agora é 17º colocado, e está a um ponto de sair da zona do rebaixamento. Caso vença os confrontos que tem para recuperar, o time de Felipão se habilita para brigar por posições na tabela na zona de acesso à Copa Sul-Americana, ainda no início do returno do Brasileirão. A próxima partida é contra o Athletico Paranaense no domingo, dia 26. O Flamengo também tem jogos atrasados a fazer, e mesmo com a derrota permanece no G4 do Campeonato Brasileiro.

PRIMEIRO TEMPO

Publicidade

O jogo começou aberto, com as duas equipes buscando o gol. O Flamengo iniciou com mais posse de bola, mas o Tricolor logo entrou no jogo e passou a chegar com perigo em contragolpes.

O Flamengo perdeu boa chance aos 9 minutos, quando Gabigol foi lançado na área por Everton Ribeiro em passe pelo alto, mas o centroavante Rubro-negro furou em bola, e facilitou a defesa de Gabriel Chapecó.

Borja cabeceou na área aos 18 minutos, após cruzamento de Alisson. O atacante gremista ganhou da defesa mas a finalização saiu alta, longe do gol. O Tricolor saiu em velocidade com Ferreira aos 24 minutos. A jogada foi até a linha de fundo pela esquerda, Ferreira cruzou pra trás e o volante Villasanti finalizou rasteiro. O goleiro Diego Alves se atirou para fazer a defesa no canto direito.

Publicidade

O Grêmio estava bem na partida, mas o time da casa atacava com perigo. Aos 36, o atacante Vitinho quase abriu o placar ao cruzar uma bola fechada para o gol do Grêmio. Gabriel Chapecó quase foi encoberto, mas conseguiu tocar para escanteio e a bola saiu raspando o travessão.

Borja tentou o chute de fora aos 41, após girar sobre a defesa na entrada da área, e a finalização foi no meio do gol. Mas o Tricolor abriria o placar ainda na primeira etapa. Aos 47, Ferreira cruzou com precisão na área e Borja apareceu entre os dois zagueiros do Flamengo para cabecear com força e levar o Tricolor para o intervalo em vantagem.

SEGUNDO TEMPO

Publicidade

O Grêmio perdeu o goleiro Gabriel Chapecó no início da segunda etapa. Aos dois minutos, Everton Ribeiro cobrou falta para a área do Tricolor, e o goleiro do Grêmio se antecipou à bola e saiu do gol para afastar com um soco. Mas na defesa, o goleiro se chocou com o zagueiro Ruan, e acabou lesionado. Após cinco minutos de paralização, Gabriel Chapecó saiu do jogo na maca, e Brenno foi para a partida. Chapecó chegou a ser atendido na ambulância à beira do gramado. Segunda a assessoria de imprensa do time gaúcho, o atleta seria reavaliado pelo Departamento Médico após a partida.

O Flamengo mudou o time para tentar o empate: saíram Vitinho e Everton Ribeiro, para a entrada de Pedro e Bruno Henrique, respectivamente, aos 18 minutos.

O jogo não manteve a mesma velocidade da primeira etapa e ficou mais arrastado. As chances de gol ficaram raras, mas a partida reservava uma boa dose de emoção nos acréscimos. A arbitragem deu ao todo, doze minutos de tempo extra na partida. Aos 51, o atacante do Grêmio, Léo Pereira, tentou invadir a área adversária, e seu xará, o zagueiro Léo Pereira, do Flamengo, acabou tocando a bola com as mãos. Após ser chamado pelo VAR e assistir o lance, o árbitro Marielson Alves Silva assinalou a penalidade para o Tricolor.

Publicidade

Borja cobrou no canto aos 53 minutos, mas parou no goleiro Diego Alves, que fez grande defesa e manteve o placar em 1 a 0 para o Grêmio, que mesmo perdendo a penalidade deixou o Maracanã comemorando três pontos após uma vitória importante, que deixa o time gaúcho a um ponto de deixar a zona do rebaixamento.

A equipe de Luiz Felipe Scolari chega a 22 pontos, e é 17º colocada. O primeiro fora da zona do rebaixamento é o Juventude, com um ponto e dois jogos a mais do que o Grêmio no Brasileirão. O Flamengo permanece em terceiro, com 34 pontos atrás de Palmeiras, com 38 pontos, e do líder Atlético Mineiro, com 45.

Na próxima rodada o Grêmio enfrenta o Athletico Paranaense fora de casa, no domingo, 26, 18h15m. Já o Flamengo joga contra o América Mineiro, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, contra o América-MG. O jogo é no domingo, 26, a partir das 11 horas.

Publicidade

Brasileirão 21ª rodada – resultados
Sábado, 18/09

Chapecoense 0x2 Palmeiras
Athletico-PR 2×1 Juventude
Atlético-MG 3×0 Sport
Ceará 0x0 Santos
Bahia 1×1 Bragantino

Domingo, 19/09
Internacional 1×0 Fortaleza
São Pauo 2×1 Atlético-GO
Corinthians 1×1 América-MG
Flamengo 0x1 Grêmio

Segunda-feira, 20/09
20h – Cuiabá x Fluminense

FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO – 21ª RODADA
FLAMENGO 0X1 GRÊMIO

Local: Estádio Maracanã, Rio de Janeiro-RJ
Data e hora: 19/09/2021, 20h30m
Arbitragem: Marielson Alves Silva (BA), auxiliado por Alessandro Alvaro Rocha de Matos (Fifa/BA) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA)
VAR: Braulio da Silva Machado (Fifa/SC)
Cartão amarelo: Isla, Bruno Henrique (Flamengo); Borja, Thiago Santos, Vanderson, M. Sarará (Grêmio)
Gol: Borja, aos 47min/1ºT (Grêmio)

FLAMENGO
Diego Alves, Isla (Matheuzinho), Rodrigo Caio, Gustavo Henrique e Renê; Willian Arão, Andreas Pereira (Thiago Maia), Everton Ribeiro (Bruno Henrique), Vitinho (Pedro) e Michael (Kenedy); Gabigol.

GRÊMIO
Gabriel Chapecó (Brenno); Vanderson, Ruan, Rodrigues e Rafinha (Cortez); Thiago Santos, Villasanti, Lucas Silva (M. Sarará), Alisson (Diogo Barbosa) e Ferreira (Léo Pereira); Borja (Diego Souza).

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.