As novas instalações do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM) foram apresentadas na manhã desta sexta-feira, 17. Uma comitiva da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, formada pela prefeita Helena Hermany, vice-prefeito Elstor Desbessell e secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, coronel Everton Oltramari, além do vereador e líder do governo na Câmara, Henrique Hermany, visitou o local, a convite do comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), coronel Valmir José dos Reis.
Na oportunidade, foi apresentada às autoridades municipais a estrutura física e técnica da sede, como as salas de operações e o Setor de Inteligência, bem como o pavilhão e estacionamento com saídas de emergências para as ruas Galvão Costa e Gaspar Silveira Martins, que foram viabilizados com recursos repassados pela Prefeitura em junho, para custeio de demandas da segurança.
LEIA MAIS: Prefeitura de Santa Cruz repassa R$ 1 milhão às forças de segurança
Publicidade
“Para nós, é muito importante este novo espaço, para abrigarmos de forma correta nossas mais de 50 viaturas, que antes ficavam no tempo, sobretudo nossa Base Móvel, que só o que tem embarcado de tecnologia passa de R$ 1 milhão. Conseguimos adequar o espaço para que tenhamos uma saída rápida das viaturas para as ocorrências, tanto por uma via quanto por outra, que antes era prejudicada pelo fluxo de veículos em horários de grande movimento”, comentou o coronel Reis.
Ainda de acordo com o comandante do CRPO/VRP, o ponto onde está instalado o 23º BPM também facilita na busca por atender as ocorrências. “O batalhão está muito bem estruturado, e fica em uma área central, nevrálgica da cidade, próximo à Imigrantes, ao campo de futebol, às casas de festas. Precisamos estar perto de onde podem ocorrer os delitos. Somos da comunidade e estamos aqui para atender a comunidade.”
Indicadores
Reis aproveitou a visita da comitiva do Município para apresentar os indicadores de criminalidade. Enfatizou a queda em roubos a estabelecimento e furtos de veículos, todos abaixo da média indicada. “Temos média de um roubo de veículo por mês no município, enquanto cidades como Bento Gonçalves, com as mesmas características, têm média de 20 a 30.”
Publicidade
LEIA MAIS: Registros de roubos de veículos têm queda recorde em agosto
Ainda, salientou os benefícios para a segurança pública com as 109 câmeras já instaladas do sistema de Vigilância Colaborativa. “Nosso objetivo em duas semanas é chegar a 150 e, em um futuro próximo, a 500 câmeras.” Por fim, ressaltou a importância do Setor de Inteligência para atender as ocorrência na cidade. “O Estado tem que oferecer a segurança pública para a comunidade poder se desenvolver. Analisando os indicadores de ocorrência, projetamos tecnicamente as ações, ajustando manobras a partir dos levantamentos de Inteligência, que busca descobrir quem está fazendo o rompimento da ordem pública para prevenir ou reprimir imediatamente, com o emprego de nossos policiais especializados.”
A prefeita Helena Hermany salientou a parceria. “Santa Cruz do Sul é uma cidade diferenciada por causa dessa união e integração que existe entre o Poder Público, Brigada Militar e demais forças de segurança, junto com a comunidade. O entrosamento é que faz toda a diferença, e por isso nosso Município cada vez alcança melhores índices na segurança pública. A Prefeitura é e será sempre parceira da BM, e é muito bom que hoje eles podem contar com um batalhão mais estruturado e equipado.”
Publicidade
Ainda, participaram da atividade o comandante do 23º BPM, major Fábio Vilnei da Silva Azevedo; o sub-comandate, major Hélcio Moisés Gaira; o comandante da 1ª e 2ª companhia e chefe do Setor de Inteligência do 23º BPM, capitão Rafael Carvalho Menezes; o assessor de Segurança Municipal, Tiago Baggiotto; e o representante da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança, Roberto Jeferson Gross.
LEIA MAIS: Projeto Vigilância Colaborativa é apresentado a empresários de Santa Cruz
Publicidade