O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) está convocando a comunidade dos 23 municípios da região a participar e contribuir com ideias e propostas para a Consulta Popular 2021/2022. Das cinco demandas que irão constar na cédula de votação desta edição, todas serão propostas de iniciativa popular, que devem ser cadastrada até 12 de outubro via aplicativo Colab. A proposta mais “curtida/apoiada” automaticamente fará parte da cédula de votação do Vale do Rio Pardo, desde que deferida pelos interlocutores das secretarias estaduais e que seja de execução regional.
A proposta de iniciativa popular que tiver mais curtidas no aplicativo Colab irá constar na cédula de votação, junto com outras quatro que poderão ser extraídas do Plano Estratégico de Desenvolvimento (PED) do Corede/VRP e que serão definidas nas assembleias microrregionais. Ambas ocorrem no dia 28 de outubro, para alinhamento das propostas. Às 9 horas, será realizada a etapa do Centro-Serra, na Câmara de Vereadores de Sobradinho, enquanto que às 14 horas ocorrerá a do Baixo Vale, na sala 101 da Unisc, em Santa Cruz do Sul.
Aplicativo Colab
Para participar, o cidadão precisará baixar o aplicativo do Colab no Play Store (Android) ou na Apple Store (iOS) e preencher o cadastro. O segundo passo será a escolha de onde o cidadão deseja implementar a proposta, podendo digitar o endereço ou indicar a região desejada por meio do “pin” (localização).
Publicidade
As propostas serão encaminhadas em formato de postagem, com descrição da ideia de forma direta, com justificativa da importância para a região. O cidadão terá limite de 120 caracteres para escrever a proposta, podendo utilizar-se de foto para melhor ilustrar e também consultar os Planos Estratégicos de Desenvolvimento (PED) de cada Corede.
Passo a passo
- Baixe o aplicativo Colab na ApleStore ou no Play Store
- Cadastre a conta
- Na abertura do aplicativo vão aparecer as orientações referentes à Consulta Popular
- Você pode cadastrar a sugestão de projeto até 12 de outubro, dentro das seguintes áreas: Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural; Inovação, Ciência e Tecnologia; Turismo; Esporte e Lazer; Cultura; Assistência Social; Obras; Direitos Humanos; Meio Ambiente e Infraestrutura; Transportes e Infraestrutura; e Desenvolvimento Econômico.
- As ideias cadastradas são analisadas pelo governo do Estado em conjunto com a equipe do Corede/VRP, para ver a viabilidade.
- O usuário receberá um retorno positivo ou negativo sobre a proposta.
- A proposta com mais apoio (curtidas) da região estará na cédula e será umas das cinco aptas para votação.
LEIA MAIS: Consulta Popular deste ano terá orçamento de R$ 30 milhões
Publicidade