O Grêmio iniciou o período de concentração no começo da manhã desta quinta-feira, 9. Os atletas já estão reunidos para o compromisso do próximo domingo, 12, às 11 horas, na Arena, contra o Ceará. As principais novidades na relação são os reintegrados Everton e Victor Ferraz, além do lateral-direito Leonardo Gomes.
Dos 32 nomes que constam na relação, apenas Villasanti e Borja não estão presentes atualmente. A dupla estrangeira está a serviço de suas seleções nacionais para os confrontos da noite desta quinta pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo. A expectativa é que cheguem durante a sexta a Porto Alegre. Suas utilizações são esperadas, mas dependem de avaliação física.
Leonardo Gomes está recuperado de cirurgias no joelho direito e volta a ficar disponível após dois anos de tratamentos. O lateral-direito está no Grêmio desde 2017 e acumula 74 partidas, com três gols marcados. A única baixa de Felipão na lista de relacionados é Douglas Costa, em tratamento de lesão muscular na coxa esqueda. O camisa 10 fez um treino físico nesta semana, mas tem previsão de retorno aos jogos no final do mês.
Nos últimos dias, o esquema treinado por Luiz Felipe Scolari é o 4-3-3, com a presença de um articulador no meio-campo, função que deve ser cumprida por Villasanti. Aos atacantes, possivelmente Alisson, Borja (ou Diego Souza) e Ferreira, é pedida uma atividade forte de marcação na saída de jogo adversário. Para tanto, a linha de meio-campistas também deve se postar adiantada. Aliada à busca da posse de bola, está a exigência nos arremates.
Publicidade
Há também um pedido de Felipão para uma rápida transição quando de posse da bola, seja na busca de jogadas de contra-ataque ou em trocas de passes constantes procurando o ataque. Há uma preocupação da comissão técnica com a tomada de decisão dos atletas, algo que pode estar prejudicando a efetividade na hora da busca dos gols. Os jogadores foram muito exigidos em relação à rapidez de raciocínio e encurtamentos na marcação.