O prazo para participar da licitação da coleta e transporte do lixo urbano de Santa Cruz do Sul termina no dia 28 de fevereiro. Conforme o edital publicado pelo município, as empresas têm até às 8h45 dessa data para entregar as propostas. O prazo para realização de visitas técnicas, a fim de obter mais informações, no entanto, encerra no dia 20. A abertura dos envelopes com as propostas ocorre no dia 28, às 9 horas.
O perímetro urbano de Santa Cruz é responsável pela produção de 1.700 toneladas de resíduos sólidos por mês. O secretário de Meio Ambiente, Raul Fritsch, explicou que a prefeitura está licitando apenas a coleta e o transporte de lixo até a usina de reciclagem municipal. Fritsch afirma que a coleta de lixo convencional é feita em áreas não abrangidas pelo recolhimento mecanizado, os chamados contêineres. “São recolhidas 1.700 toneladas de resíduo por mês e cerca de 30% é de material reciclável”, ressalta.
O secretário explica que o índice é baixo por falta de esforço da população na separação do lixo domiciliar. “Esse volume de lixo apresenta muita mistura: resíduo de material de construção, lixo orgânico e reciclável. As pessoas deveriam ter um pouco mais de consciência”, afirma.
Publicidade
LEIA MAIS: Catadores pedem que santa-cruzenses aumentem a separação de resíduos
Prefeitura investe 10 milhões em coleta de lixo
Na entrevista para a Rádio Gazeta, o titular da pasta informou que o gasto da prefeitura com a coleta de lixo chega a R$ 10 milhões por ano. Além da contratação de uma nova empresa, o município investe também na coleta solidária. Até o final do ano, conforme Raul, o objetivo, na parceria com a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz (Coomcat), é de cobrir 100% dos bairros.
Publicidade
Desde o final de novembro do ano passado, seis bairros de Santa Cruz do Sul passaram a contar com o serviço da coleta seletiva: Belvedere, Bonfim, Margarida, Monte Verde, Arroio Grande e Ana Nery.
Recolhimento no interior
Além do lixo urbano, a prefeitura abriu licitação para a coleta de lixo no interior e duas empresas se habilitaram. A Comissão de Licitação da prefeitura só espera pelo parecer da Procuradoria Jurídica para abrir as propostas. No interior, a coleta é feita uma vez por semana.
Publicidade
Atualmente, a empresa responsável pela coleta e transporte de lixo em Santa Cruz do Sul é a Conesul. O lixo não reciclável de Santa Cruz é encaminhado para um aterro sanitário localizado em Butiá. Este transporte é realizado por uma outra empresa.
LEIA MAIS: Catadores evitam o corte de dez mil árvores em 2019
Publicidade