“Mar em elo com a música de um violoncelo vira Marcelo.” E é assim, essa brincadeira de palavras que o aprendizado vira música e mergulhamos em um universo literário. Com a frase usada por Raul Maxwell para resumir a obra de Marcelo Schmidt é que se resume o universo do projeto Vira Palavra.
Mas afinal, que projeto é esse? É uma mistura de música, poesia, escrita e aprendizado, criado pelo músico Marcelo Schimidt. A ideia, concebida há meses, era visitar as escolas de cinco cidades do centro do Estado. Com a pandemia, os shows foram adaptados e serão online, divulgados nas redes sociais e com parceria de cinco municípios: Restinga Sêca, Agudo, Candelária, Santa Cruz do Sul e Vera Cruz. “Esse projeto tem como espinha dorsal a música e a poesia, instrumentos com os quais podemos melhorar no convívio, nas nossas relações pessoais e globais”, define o músico Marcelo Schmidt.
Entre os dias 30 de agosto e 10 de setembro, as prefeituras vão divulgar o show gravado e editado por Marcelo, que já tem outras atrações como Barquinho de Papel, Jardim dos Cataventos e Opereta de Natal no currículo.
Com isso, o show vai chegar até escolas, estudantes e familiares, para que se divirtam aprendendo sobre todas as possibilidades de uma palavra.
Publicidade
Além do show, um livro, de mesmo nome, será entregue às secretarias municipais dessas cidades para que seja distribuído às escolas da rede municipal. Acompanha a obra física um CD com a leitura de poemas contidos no título. E para finalizar essa viagem nas diferentes expressões da palavra, Frederick Rodriguez, que ilustrou o livro, ensina, também de forma online, uma oficina de ilustrações em aquarela para quem quiser se inspirar e sair esboçando desenhos por aí. O projeto é executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, realizado com recursos da Lei º 14.017/20.
LEIA MAIS: VÍDEO: autor da coleção “Era uma Vez no Reino Grande do Sul” autografa obras neste sábado
Publicidade