A Rota de Santa Maria, empresa vinculada ao grupo espanhol Sacyr, que assumiu a RSC-287 nesta terça-feira, 31, esclareceu, por meio de nota, o que causou a situação enfrentada por motoristas no começo desta manhã. No primeiro dia da concessão, foram registradas longas filas nas praças de pedágio de Venâncio Aires e Candelária. Em alguns casos, os motoristas precisaram esperar por cerca de meia hora para conseguir avançar além da praça.
No comunicado divulgado pela assessoria de comunicação da empresa, a Rota de Santa Maria afirmou que os problemas foram em decorrência do “processo de transição do sistema automático de cobrança (TAGs) para o sistema da nova concessionária”, além de justificarem parte da demora em função da troca de valores do pedágio. Até essa segunda-feira, 30, o valor era de R$ 7,00, e, agora, passou a ser de R$ 3,70 – a necessidade de devolução de troco seria, segundo a concessionária, um motivo para a lentidão.
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Leia a nota na íntegra
A Concessionária Rota de Santa Maria informa que, nessas primeiras horas de operação das praças de Venâncio Aires e Candelária, ocorreram transtornos devido ao processo de transição do sistema automático de cobrança (TAGs) para o sistema da nova concessionária. Este processo deve ser feito de maneira gradativa, afetando o tempo de atendimento e sobrecarregando temporariamente as cabines de cobrança. Além disso, a concessionária destaca que o tempo de atendimento das cabines também é afetado pelo arredondamento da nova tarifa em R$ 3,70, que em muitos casos leva à necessidade de devolução de troco. Nesse sentido, pedimos a colaboração de todos os usuários para que auxiliem com fornecimento do pagamento no valor exato da tarifa, evitando necessidade de devolução de troco. Moedas são muito bem-vindas pela concessionária. Pedimos a compreensão e a colaboração de todos. A situação está sendo normalizada e estamos empenhando todos os esforços para minimizar os impactos nesse período de transição. Concessionária Rota da Santa Maria – Grupo Sacyr