O Grêmio voltou a vencer no Brasileirão, fora de casa, contra o Cuiabá, na noite desta quarta-feira, 18, em jogo recuperado da quinta rodada.
Ainda sem um futebol eficiente, o tricolor fez o suficiente para vencer o jogo e melhorar sua situação incômoda no campeonato, hoje na 19ª posição. Com a estreia do paraguaio Villasanti, a boa presença de Alisson no ataque e a dupla Douglas Costa e Borja em evolução na frente, time de Luiz Felipe Scolari apresentou avanços e agora está a quatro pontos e com um jogo à menos que o primeiro time fora do Z4, que é o próprio Cuiabá.
O gol da vitória foi de pênalti, cobrado pelo atacante Borja, ainda na primeira etapa. Na próxima partida, o tricolor joga em casa, contra o Bahia, no sábado, 21.
Publicidade
PRIMEIRO TEMPO
O Grêmio foi melhor que o Cuiabá no primeiro tempo. O time da casa teve poucas chances e praticamente não deu trabalho ao goleiro Gabriel Chapecó. Borja finalizou a primeira vez aos seis minutos, ao pegar a bola na frente da área do Cuiabá e chutar por cima após girar sobre a marcação.
Aos 16, foi Alisson quem buscou o gol ao chutar de canhota após receber de Maicon. A bola passou raspando o ângulo esquerdo do goleiro do Cuiabá.
Publicidade
Aos 18 minutos, Alisson invadiu a área em velocidade e foi derrubado pelo zagueiro João Lucas. O Juiz mandou o jogo seguir, e foi olhar o VAR dois minutos depois, quando a bola deixou o gramado e o jogo parou. Ao revisar o lance, o árbitro Leo Simão Holanda assinalou a penalidade, e Borja cobrou com qualidade, rasteiro no canto, e abriu o placar na Arena Pantanal para fazer Grêmio 1 a 0.
Aos 27, Alisson teve nova chance ao receber na área e tentar colocar o chute pro gol, mas ele errou o alvo e tocou pra fora. O tricolor perdeu Maicon, aos 29 minutos. Ele caiu no gramado sentindo uma lesão na virilha e foi substituído por Lucas Silva. Aos 38, o goleiro Walter, do Cuiabá, salvou o gol do Grêmio após bela jogada de Douglas Costa pela direita, que cruzou na cabeça do atacante Borja, que cabeceou com força para o gol, mas parou no goleiro adversário, que espalmou.
O Cuiabá teve sua primeira chance aos 40 do primeiro tempo, quando o atacante Jenison recebeu uma bola na pequena área e tentou cruzar pro meio e errou o passe, que o volante gremista Lucas Silva cortou. O Cuiabá tentou novamente aos 48 da primeira etapa. Pepê finalizou mais uma vez para o Cuiabá, para fora, e o jogo foi para intervalo com a vitória tricolor.
Publicidade
SEGUNDO TEMPO
Na segunda etapa da partida, o time da casa voltou mais ofensivo. O volante Lucas Silva, que entrou no lugar de Maicon no primeiro tempo, foi substituído por Jean Pyerre no intervalo.
Logo aos dois minutos, o meia Clayson recebeu livre na área e chutou pra fora do gol, perdendo boa oportunidade. Aos oito, Clayson fez o goleiro do Grêmio trabalhar com um chute forte de fora da área. A bola tinha direção do ângulo e Gabriel Chapecó tocou pra escanteio.
O jogo piorou tecnicamente na segunda etapa, apesar das mudanças no Cuiabá terem modificado a cara do jogo. O Cuiabá teve mais posse de bola no segundo tempo após o técnico Jorginho trocar dois atacantes e um volante da equipe. A dupla de ataque Jenison e Pepê deu lugar a Elton e Osman, e Uillian Correa substituiu Auremir no meio de campo.
Publicidade
Aos 31, Léo Pereira entrou no lugar de Douglas Costa no Grêmio. O jogo seguiu burocrático, com levantamentos para a área de ambos os lados. O Cuiabá seguia tentando o empate e foi melhor na reta final. Aos 39, Cabrera cobrou falta pra área e Gabriel Chapecó tirou de soco.
Aos 43, o Cuiabá teve sua melhor chance no chute de Clayson, que recebeu na frente da área, cortou pro meio e chutou colocado, de canhota. A bola passou pelo goleiro e carimbou o travessão.
Mesmo sem fazer uma grande partida, o Grêmio fez o essencial na Arena Pantanal, que foi marcar seu gol e manter a defesa firme, para levar três pontos que deixam o time respirar um pouco mais aliviado, ainda que na penúltima colocação, a quatro pontos de sair da zona do rebaixamento. O Cuiabá é o primeiro fora do Z4, com 17 pontos, e um jogo a mais que o Grêmio, que agora tem 13 pontos, à frente apenas da Chapecoense, que somou apenas cinco pontos no campeonato. Na frente do Grêmio na zona do rebaixamento ainda estão América-MG, com 15 pontos na 18ª posição, e o Sport, com 15 pontos, em 17º.
Publicidade
No sábado, dia 21, o tricolor volta a jogar pelo Brasileirão. A partida é contra o Bahia, na Arena, a partir das 19 horas. Para o jogo, o técnico Luiz Felipe Scolari não terá o lateral Vanderson e o volante Thiago Santos, que receberam o terceiro cartão amarelo contra o Cuiabá, que na próxima rodada enfrenta o vice-líder, Palmeiras, no domingo, 22, 11 horas.
FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO 2021 – 5ª RODADA
CUIABÁ 0x1 GRÊMIO
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá
Data: 18/08/2021, quarta-feira
Horário: 19 horas
Árbitro: Leo Simão Holanda (CE)
Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Cleberson do Nascimento Leite (CE)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)
Cartões amarelos: João Lucas (Cuiabá); Thiago Santos, Rafinha, Vanderson, Ruan, Jean Pyerre (Grêmio)
Cartão vermelho:
Gols: Borja, aos 24min/1ºT (Grêmio)
CUIABÁ: Walter; João Lucas, Marllon, Paulão e Uendel; Auremir (Uillian Correa), Pepê (Osman), Rafael Gava (Cabrera) e Clayson; Danilo Gomes (Jonathan Cafu) e Jenison (Elton)
Técnico: Jorginho Campos
GRÊMIO: Gabriel Chapecó; Vanderson, Ruan, Rodrigues e Rafinha; Thiago Santos, Villasanti e Maicon (Lucas Silva, depois Jean Pyerre); Douglas Costa (Léo Pereira), Alisson (Luiz Fernando) e Miguel Borja
Técnico: Luiz Felipe Scolari