Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ESPORTE

Copa Santa Cruz de Ciclismo reúne 274 competidores

Provas aconteceram no sábado e no domingo | Foto: Santa Ciclismo/Divulgação

O fim de semana foi marcado pela retomada das competições da Federação Gaúcha de Ciclismo, com a realização da 19ª Copa Santa Cruz de Ciclismo. O evento no Autódromo Internacional de Santa Cruz contou com 274 competidores de todo o Estado. No sábado, 14, à tarde, ocorreram as primeiras competições de alunos representantes de escolas para os jogos da juventude, a seletiva estadual gaúcha e a categoria Citadino Masculina e Feminina. Já no domingo pela manhã, as provas foram voltadas para 18 categorias de ciciclistas e paraciclistas. A prova foi realizada por tempo pré-determinado, com mais duas voltas no circuito, cada uma com 3.430 metros.

A pandemia cancelou a competição em 2020 em Santa Cruz. Para 2021, a organização seguiu os protocolos estabelecidos pelo novo sistema 3As de monitoramento implantado pelo governo do Estado. O acesso do público foi restrito, como destaca Giovane Faccin. “Apenas competidores, apoiadores, organização e imprensa tiveram acesso após a verificação de temperatura. O uso de máscara de proteção e álcool em gel após a competição e no pódio foi obrigatório”, explica.

LEIA TAMBÉM: Ciclismo ganha cada vez mais adeptos em Santa Cruz do Sul

Publicidade

Paralelamente ao evento, ocorreu a primeira etapa do Ranking Gaúcho de Estrada 2021. A próxima etapa será realizada em Santa Rosa, no dia 12 de setembro. Outras etapas do campeonato serão realizadas em 16 e 17 de outubro em Vacaria e no dia 1º de novembro em São Lourenço do Sul.

Modalidade do paraciclismo também teve disputas no Autódromo Internacional | Foto: Santa Ciclismo/Divulgação

Destaques

Entre os classificados na primeira etapa, na categoria infantojuvenil, estão Eduarda Linassi, de Arroio do Tigre (equipe Santa Ciclismo) e Guilherme Oliboni Batalha Boeira, de Novo Hamburgo (equipe Apuana). O campeão na categoria elite sub 23 masculina foi Raffael Safadi, de Santa Rosa, e no feminino, Andresa Segatto, de Caxias do Sul. No paraciclismo, o campeão foi Ricardo Raffaelli, da Raptos Team, de Tenente Portela. Franciele Franke Kreutz, da equipe Raptos Team, de Santa Rosa, foi classificada no feninino. Giovane Faccin conta que na categoria paraciclismo, modalidade voltada a pessoas com deficiência em que a prática é realizada em uma handbike (triciclo movimentado com a força das mãos), o destaque foi a participação de uma mulher pela primeira vez no município.

LEIA TAMBÉM: Bicicletas em alta: cicloturismo cresce como opção econômica no Estado

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.