Cinquenta famílias de baixa renda, lideradas por mulheres que atuam em atividades informais, foram beneficiadas por um projeto habitacional da Prefeitura de Passo do Sobrado – o Loteamento Tamandaré –, viabilizado por meio do Banco da Família (BF). O ato de assinatura dos contratos, na manhã dessa quinta-feira, 12, contou com a presença do prefeito Edgar Thiesen e da presidente do BF, Isabel Baggio, além de secretários municipais e integrantes da diretoria do banco.
Sediado desde janeiro na Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz, o Banco da Família trabalha com microcrédito, financiamento e outros produtos nesta linha para pessoas e empresas. A possibilidade de beneficiar os pequenos empreendedores e produtores, foco da atuação do BF, foi a principal motivação da ACI ao trazer a instituição para a cidade.
LEIA MAIS: Carreata reivindica melhorias na ERS-405, em Passo do Sobrado
Publicidade
A parceria do Banco da Família com a Prefeitura de Passo de Sobrado viabilizou o projeto. De posse dos terrenos doados pelo Município, a principal dificuldade das famílias era conseguir o financiamento para a construção das casas por não atenderem às garantias exigidas pelo sistema bancário tradicional. A solução surgiu em uma visita do agente de crédito do BF na região, Terence Veleda, e do diretor-executivo da ACI, Cassiano Steinhaus, ao prefeito de Passo do Sobrado em abril, para apresentar os serviços e produtos do banco.
Visitas
Na passagem por Santa Cruz, a comitiva do Banco da Família e representantes da ACI realizaram visitas à Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação (Stifa). Na Afubra, o grupo foi recebido pelo vice-presidente Marco Antonio Dornelles e pelo tesoureiro Marcílio Drescher, e na Stifa, pelo presidente Gualter Baptista.
LEIA MAIS: VÍDEO: acesso ao microcrédito é pauta no Café Empresarial da ACI
Publicidade
Nos encontros, foram apresentadas propostas de parceria para oferta de linhas de crédito e financiamento a produtores e trabalhadores do setor do fumo e alimentação para a geração de emprego e renda. A instituição tem vários produtos nessa linha direcionados a empresas e pessoas, inclusive para quem está fora do mercado de trabalho e não consegue acesso a recursos por não atender às exigências do sistema bancário tradicional.
A presidente do banco, Isabel Baggio, visitou também a Gazeta Grupo de Comunicações, organização com a qual mantém laços de amizade. Recebida pelo gestor executivo Jones Alei da Silva, a presidente do BF expressou o interesse de intensificar ainda mais a atuação do banco na região “como um impulsionador de ações sociais”.
LEIA MAIS: Passo do Sobrado instala câmera de monitoramento na rótula de acesso
Publicidade