Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CAFÉ EMPRESARIAL

Santa-cruzense conta como fez um sonho se tornar uma empresa

Anderson Dick (na tela à esquerda) detalhou como foi o processo de empreender nos Estados Unidos, onde reside atualmente

Café Empresarial On-line, promovido ontem pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, destacou a trajetória do empresário santa-cruzense Anderson Dick, fundador e CEO Global da FuelTech. O bate-papo contou com a condução do vice-presidente da ACI, César Cechinato, e do vice-presidente regional da Federasul, ex-presidente da ACI e piloto de carros de corrida, Ário Sabbi. O evento tem o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Universidade de Santa Cruz (Unisc), com divulgação da Gazeta Grupo de Comunicações.

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Anderson Dick fundou a FuelTech em Porto Alegre, no ano de 2003. Em 18 anos de atividades, junto com o amigo e sócio Leonardo Fontolan, construiu um negócio promissor. Além da sede no Brasil, a FuelTech conta com uma unidade nos Estados Unidos. Anderson vive com a esposa Diana Agnes e os três filhos em Canton, na Geórgia.

LEIA MAIS: ‘FuelTech: de Santa Cruz para o mundo’ é tema do Café Empresarial nesta terça-feira

Publicidade

Ele relatou que a inspiração empreendedora veio do pai, João Dick, referência na área de construção civil. A FuelTech, atualmente com 180 funcionários, nasceu do projeto de conclusão de curso: um módulo de injeção eletrônica para carros de corrida. Ao ser reprovado em duas disciplinas, Anderson mudou o planejamento de ir para a Alemanha fazer uma estágio na Bosch para investir no produto que havia criado. O período experimental foi nas provas de arrancadas dos autódromos gaúchos. A empresa acabou sendo registrada em 2003.

“Eu tinha o produto certo, no momento certo. Passei a me dedicar totalmente a isso após me formar e seguimos evoluindo para melhorar cada vez mais. Fico feliz em inspirar os jovens que buscam inovação. Santa Cruz do Sul tem um ambiente muito bom para isso”, comentou. Sabbi destacou o empenho de Anderson. “Ele saiu da universidade, teve a coragem de empreender e realizar o sonho. Hoje está em vários países com a marca.”

LEIA MAIS: Café Empresarial da ACI ocorre na manhã desta terça-feira

Publicidade

Anderson abordou o processo empreendedor nos Estados Unidos e detalhou o mercado na área de tecnologia. Ele aproveitou para frisar como o trabalho remoto passou a ser ainda mais presente, com a participação de colaboradores de diversos países nas empresas. Ainda projetou o desenvolvimento para a transformação do mercado com a tendência de fabricação massiva de carros elétricos. O vídeo da live está disponível neste link.

Referência mundial

Atualmente, a FuelTech é referência mundial em unidade de controle do motor, ou Engine Control Unit (ECU), responsável pelo gerenciamento eletrônico de todo o veículo. Desenvolve ainda tecnologias e soluções diversas para o mercado de performance automotiva (carros de competição). A produção é toda centralizada na sede brasileira, em Porto Alegre, com distribuição nacional e exportação para a unidade norte-americana e outros mercados de forma direta, como o restante da América do Sul e Europa.

LEIA MAIS: Mercur é tema da próxima edição do Café Empresarial Online

Publicidade

Em 2016, a FuelTech criou uma divisão de eletrificação, fortalecida em 2019  por meio da parceria com a WEG, uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo. O acordo contempla o desenvolvimento conjunto de ações em favor da eletrificação automotiva nas ruas e nas pistas, como soluções que convertam veículos com motores a combustão em elétricos. Em 2020, os esforços a respeito da eletrificação ganharam novo impulso com a aquisição, pela FuelTech, da Energy Systems, empresa focada no desenvolvimento de tecnologias para conversão de veículos a combustão em elétricos. 

A meta é colocar no mercado os primeiros produtos que se valem do uso de tecnologia elétrica em 2021. A FuelTech pretende manter investimentos crescentes em tecnologias capazes de atender aos motores a combustão, enquanto amplia e diversifica o ramo de atuação.

LEIA MAIS: Perspectivas do “novo mundo” é o tema do Café Empresarial

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.