Disputado desde 29 de junho e após nove rodadas com 18 embates entre as sete equipes participantes, a segunda edição da Copa Cultural Lifasc chega ao final nesta segunda-feira, 9, quando serão conhecidos o campeão e vice-campeão, e também o vencedor da disputa do terceiro lugar. União e Rio Pardinho fazem o confronto pelo terceiro lugar, com início às 19h30. Após ficar em terceiro na primeira fase, o União eliminou o Integração 2 nas quartas de final, e acabou perdendo na semifinal para o Linha Santa Cruz. Já o Rio Pardinho, após classificar em segundo na primeira fase, venceu o Integração 2 nas quartas e foi superado pelo Aliança na semi.
O time campeão sairá do confronto entre Aliança e Linha Santa Cruz, repetindo a grande final do ano passado. Neste ano, as duas equipes já se enfrentaram na primeira fase, e o Linha Santa Cruz venceu o Aliança por 150 a 130 pontos na quarta rodada, no dia 12 de julho. As duas equipes finalistas da Copa Cultural Lifasc chegaram à grande final com méritos, pois os confrontos aliam o conhecimento para responder perguntas, nos dois primeiros blocos do programa, com a habilidade no chute a gol, realizado no bloco final. Tanto Aliança quanto Linha Santa Cruz qualificaram suas equipes para fazer bonito durante o torneio.
LEIA TAMBÉM: União e Aliança garantem lugar na semifinal da Copa Cultural Lifasc
Publicidade
O Linha Santa Cruz, que terminou a primeira fase na liderança da competição, tem entre seus participantes o casal Sirlei e Gaspar Biasibetti, há muitos anos envolvidos com a diretoria da comunidade, e o ex-presidente do clube Paulo Trinks. O Linha Santa Cruz já levou para a disputa até o professor de história Iury Schmidt. Ainda representando as mulheres, Letícia Herberts e Kau Cavagnolli ajudaram o Linha a chegar à final.
Já na disputa dos chutes a gol, quem assume a responsabilidade é o ex-atleta do clube Guido Warken que, dizem os mais antigos, fez bonito nos gramados quando ainda participava dos jogos. “Foram 20 longos anos, por isso é uma alegria nos reencontrarmos com os adversários com os quais fizemos grandes jogos. O esporte é um lazer e, nesse sentido, a Gazeta Grupo de Comunicações, a Lifasc e demais colaboradores deste evento estão de parabéns”, salientou Warken, após classificar sua equipe para a final.
Já no Aliança, o destaque é para um “jovem experiente”. Jorge Zimmer, o Jorginho, ainda não pode ser considerado um veterano, mas na Copa Cultural ele tem experiência de sobra, pois participou de todos os jogos do Aliança desde a primeira edição do programa, ainda em 2020, quando seu time foi derrotado justamente pelo Linha Santa Cruz na final.
Publicidade
Nesta segunda-feira, Jorginho espera que a história seja diferente. “A gente vem com uma equipe boa. Eu, particularmente consegui disputar todos os jogos e, com isso, cresce a responsabilidade. Com certeza existe um clima de revanche pois perdemos a final para o Linha no ano passado. Desta vez, chegamos à final e queremos vencer, mas o mais importante é ter participado do evento.” Além de Jorge Zimmer, também representaram o Aliança durante a Copa Cultural Lifasc os competidores Darlan e Carla Back, Franciele Kistenmacher, Rodrigo Harz, Fernanda e Luis Hauth e Leandro Müller.
LEIA TAMBÉM: Linha Santa Cruz vence e segue na liderança da Copa Cultural Lifasc
Final terá transmissão ao vivo
A Copa Cultural Lifasc começa às 19h30 desta segunda-feira, transmitida ao vivo no site e no Facebook do Portal Gaz. O evento é organizado pela gestão de Eventos Esportivos da Gazeta Grupo de Comunicações. A realização é da Fundação Gazeta Jornalista Francisco José Frantz e Gazeta Grupo de Comunicações, com promoção da Rádio Gazeta 107,9 FM, patrocínio do Município de Santa Cruz do Sul e apoios de IdealCred, Afubra, Câmara de Vereadores, Haeser Seguros, OralUnic, Lifasc, SS Sports e Boogabol.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Copa Cultural define os classificados para a segunda fase