Catarinense de Florianópolis, mas com uma estreita relação com Santa Cruz do Sul, a skatista Yndiara Asp, de 23 anos, será uma das três representantes do Brasil na modalidade skate park, nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ela estreia na noite desta terça-feira, 3, por volta das 22 horas, e, tentando garantir um lugar na fase final, vai abrir a terceira das quatro baterias. Caso ela avance, a decisão do pódio será às 0h30 desta quarta-feira, 4.
Yndiara conquistou a vaga olímpica em maio deste ano, durante uma competição nos Estados Unidos. A história dela com o skate, porém, começou muito tempo antes. A primeira vez que se aventurou em uma pista foi quando tinha sete anos e estava aproveitando as férias na casa do avô, Cezinha Barros, em Santa Cruz do Sul.
LEIA MAIS: Yndiara Asp garante vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio
Publicidade
A partir de 2012, passou a se dedicar profissionalmente e, hoje, conta com patrocínio da Red Bull. Yndiara é a mais velha das três mulheres que representam o Brasil na modalide e ocupa a 14ª posição do ranking mundial.
Filha de mãe santa-cruzense, a atleta já conversou com a Gazeta em diversas oportunidades. Segundo ela, gosta da cidade e sabe que tem uma torcida muito fiel em Santa Cruz. No fim de 2019, Yndiara se lesionou, mas logo no início de 2020 já estava de volta aos campeonatos. Sobre andar de skate, a jovem costuma dizer que é assim que se expressa e molda a própria personalidade, através de manobras.
O que é skate park?
Há alguns dias, os brasileiros se apaixonaram pelo skate street – e, em especial pela Fadinha, Rayssa Leal, que levou a prata na modalidade. Diferente do street, no park os competidores fazem voltas em um espaço chamado bowl, que parece uma piscina vazia. Em alguns pontos, há “obstáculos”, onde os atletas fazem as manobras. O bowl tem até três metros de profundidade.
Publicidade
Em cada uma das quatro baterias, cinco competidores terão 45 segundos para, individualmente, explorarem a pista da forma como quiserem. As voltas são avaliadas de 0 a 100 pontos, mas só três notas formam a média geral, já que a mais alta e a mais baixa são descartadas.
LEIA MAIS: Yndi Asp pode ser uma das representantes do País na Olimpíada do Japão
Publicidade