Morreu neste sábado, 24, o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, aos 83 anos. Natural de Cachoeira do Sul, ele morreu por insuficiência respiratória aguda, decorrente de um tumor cerebral.
Raupp foi ministro de 2012 a 2014 no governo de Dilma Rousseff. Antes disso, ele já havia sido diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); e presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB). Em São José dos Campos, onde residia e também faleceu, Raupp participou da criação e implantação do Parque Tecnológico, o qual dirigia atualmente.
Raupp era doutor em Matemática pela Universidade de Chicago, livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP), onde foi professor associado no Instituto de Matemática e Estatística. Como diretor-geral do Inpe, entre 1985 e 1989, criou o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).
Publicidade
Enquanto era ministro, viabilizou os recursos para o Centro Vocacional Tecnológico da Agricultura Familiar, inaugurado em 2018, no Parque da Expoagro Afubra.
LEIA TAMBÉM: Centro Vocacional Tecnológico é inaugurado com previsão de 21 cursos
Publicidade