Reunidos em assembleia nessa quinta-feira, 22, os prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e o Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Pardo (Cisvale) encaminharam demandas importantes para a região. Uma delas pretende instalar um Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Santa Cruz do Sul.
Os centros de referência fazem parte do projeto TEAcolhe, lançado em abril deste ano, pelo governador Eduardo Leite. São espaços com atendimento especializado para pessoas com autismo e suas famílias, que vão contar com uma equipe composta por três profissionais, sendo um médico e outros dois das seguintes categorias: terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicopedagogo, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo ou psicomotricista.
A intenção é instalar a unidade no Centro Regional de Especialidades Médicas (CREM), situado junto ao prédio do Cisvale. Parte do investimento será repassado pelo Estado, enquanto o restante será subsidiado com recursos próprios do Consórcio.
Publicidade
LEIA MAIS: Estado pretende criar 30 centros regionais para atendimento às pessoas com autismo
“Fiquei extremamente contente que os prefeitos concordaram com a proposta para instalarmos este centro de referência. Precisamos oferecer um tratamento digno, além de fortalecer e qualificar a rede de atenção às pessoas com TEA e suas famílias no Vale do Rio Pardo”, afirmou a prefeita de Santa Cruz do Sul e presidente do Cisvale, Helena Hermany.
Agora, a diretoria executiva do Cisvale vai encaminhar a intenção e também toda a documentação ao governo do Estado para habilitar-se a receber o Centro.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Os desafios do diagnóstico de autismo em adultos