O governador do Estado do Rio Grande do Sul passou o dia em Santa Cruz do Sul nesta terça-feira, 20. Eduardo Leite cumpriu uma série de agendas na cidade, sendo a principal a assinatura do contrato de concessão da RSC-287 – ato considerado histórico para a região, principalmente pela previsão de duplicação da rodovia, e também importante para o governo, por ser a primeira concessão do tipo na atual gestão.
As atividades do chefe do Executivo estadual em Santa Cruz começaram antes ainda das 10 horas da manhã, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Na instituição, Leite assinou um convênio para a oferta de cursos EAD para a população privada de liberdade. Por meio de um processo seletivo desenvolvido pela Susepe, cinco presos serão contemplados com bolsas de estudo. Eles assistirão as aulas de dentro dos presídios.
LEIA MAIS: Leite assina convênio para oferta de ensino superior a presidiários
Publicidade
Na sequência, o governador se dirigiu ao trevo Fritz e Frida, no principal acesso à zona urbana de Santa Cruz do Sul a partir da RSC-287. No local, aconteceu o ato de assinatura da concessão da rodovia, que será gerida pela concessionária Rota de Santa Maria, uma espécie de subsidiária do grupo espanhol Sacyr. “Quando a gente estabelece as regras e fiscaliza, a gente ganha com a eficiência do setor privado”, disse durante o evento Eduardo Leite, a respeito do repasse à iniciativa privada da gestão de patrimônio público.
LEIA MAIS: VÍDEO: com presença do governador, contrato de concessão da RSC-287 é assinado
A parada seguinte na agenda foi o Hotel Águas Claras, onde aconteceu uma reunião-almoço da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz. Leite foi o palestrante no evento e fez uma apresentação das ações do governo ao empresariado presente.
Publicidade
LEIA MAIS: VÍDEO: governador aborda desafios da infraestrutura no RS em evento da ACI
Neste mesmo evento, a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, entregou ao governador um documento, solicitando o repasse ao Município de uma área, hoje pertencente ao Daer, na qual o município pretende construir um Centro de Eventos. Após a fala na reunião-almoço, Eduardo Leite atendeu a imprensa, ainda no hotel.
LEIA MAIS:
Prefeita pede apoio de Eduardo Leite para repasse de imóvel do Daer
VÍDEO: veja como foi a coletiva do governador Eduardo Leite à imprensa
Publicidade
Em seguida, o chefe do Executivo estadual se dirigiu ao Corredor Zanette, no Bairro Esmeralda, onde está em construção um Centro de Atendimento Socio-Educativo (Case). A unidade vai entrar em funcionamento em abril de 2022 – segundo anunciado nesta terça-feira, durante a visita do governador. A conclusão da obra, que começou ainda em dezembro de 2019, está prevista para março. O Case em Santa Cruz deve ter capacidade para atender 60 menores infratores.
LEIA MAIS: Case de Santa Cruz entrará em funcionamento em abril de 2022
O último evento na agenda de Eduardo Leite em Santa Cruz do Sul foi uma visita à fábrica da Japan Tobacco International (JTI), já no fim da tarde. A empresa aproveitou a presença do governador para anunciar um plano de investimentos de R$ 126 milhões no Rio Grande do Sul, até o fim de 2023.
Publicidade
LEIA MAIS: JTI anuncia plano de investimentos de R$ 126 milhões no Estado até o fim de 2023