Herveiras decretou situação de emergência nesta segunda-feira, 13. A estiagem trouxe prejuízos na agricultura, com perdas de 40% nas produções de milho em grão e para silagem, 35% na soja, 40% feijão e 30% na produção de tabaco, a principal fonte de renda no município.
Segundo levantamentos feitos pela Emater e Secretaria da Agricultura de Herveiras, estima-se que os prejuízos no setor agrícola, pecuário e na produção de leite, ultrapassem um montante em torno de R$ 16.389.007,50, valor bastante expressivo se considerado o orçamento anual do município, estimado em R$ 17.970.000,00 para o exercício de 2020.
Além disso, o município sofre com problemas no abastecimento de água, devido aos níveis estarem abaixo do normal. Tanto que na área urbana há racionamento em horários alternados desde o dia 22 de dezembro do ano passado. Um caminhão-pipa abastece cerca de 20 residências.
Em localidades do interior, como Linha Alto Marcondes, Linha Pinhal, Linha Plums e Linha Herval São João, além do racionamento, também é feito o abastecimento nos reservatórios centrais, de cerca de 50 mil litros por dia, para possibilitar a distribuição através da rede.
Publicidade
LEIA MAIS: Famurs quer criar grupo de trabalho para tratar de estiagem