A prefeitura de Santa Cruz convocou o Legislativo Municipal para um encontro durante o recesso. A reunião está marcada para esta terça-feira, 14, a partir das 10h30. O objetivo é analisar o decreto de situação de emergência. O documento foi assinado pelo prefeito Telmo Kirst na última quarta-feira. Ele contabiliza os prejuízos causados pela falta de chuva no município. O objetivo é conseguir facilidades para o auxílio às famílias atingidas além de prorrogação das dívidas dos agricultores que buscaram empréstimos para plantar e agora perderam as lavouras em função da seca.
O laudo elaborado pela Emater e pela Secretaria Municipal da Agricultura aponta prejuízos de R$ 62 milhões de reais até a última semana. Somente nos hortifrutigranjeiros, a quebra na produção é de 40%. Em termos financeiros, o tabaco concentra as maiores perdas com um total de quase R$ 34 milhões de reais em Santa Cruz.
O relatório ainda aponta prejuízos no milho, feijão, fruticultura, leite, soja, arroz e no gado de corte. Famílias no interior também estão sem água até para o consumo humano e precisam ser abastecidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Publicidade
A sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Santa Cruz também vai ser a primeira comandada pelo novo presidente da casa. Elstor Desbessell, do PTB, assumiu a função de maneira automática na virada do ano, em substituição a Bruna Molz, também do PTB.