Realizado na manhã de sábado, 10, em formato drive-thru, o evento Coleta Seletiva Solidária fechou com resultados animadores. Promovida pela Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat), a ação ocorreu na Praça Getúlio Vargas, junto à Casa da CDL, e teve como objetivos arrecadar resíduos recicláveis e também conscientizar e estimular a população sobre a importância dos hábitos sustentáveis e da separação do lixo.
No local puderam ser entregues papel, papelão, plástico, garrafas pet e vidro, além de óleo de cozinha usado, sucatas de ferro e eletroeletrônicos em geral. Ao avaliar a ação, a coordenadora geral da Coomcat, Vera Flores, se mostrou surpresa com a participação da comunidade. “Eu não esperava esse movimento, o pessoal aderiu, compareceu trazendo material aqui para a gente”, disse. Ela considera que o formato drive-thru funcionou perfeitamente e deve ser repetido em outras ocasiões.
“Nós já trabalhávamos com panfletagem e ações de conscientização, mas nunca havia dado um resultado como esse. As pessoas realmente aderiram, foi muito legal”, completou a coordenadora. Ela lembrou, no entanto, que a população não precisa esperar eventos como esse para dar a destinação correta aos seus resíduos sólidos, que podem ser entregues diariamente no ponto de coleta da Coomcat na Rua Venâncio Aires, 1.445.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Separação do lixo: um passo importante para a preservação do meio ambiente
Apoiadora da ação, a coordenadora do Movimento Lixo Zero em Santa Cruz do Sul, Débora Leonhardt da Silva, também comemorou o sucesso da ação. “Fizemos no início do mês, quando as pessoas estão no Centro, e isso deu muito certo. Além disso, trabalhamos muito a questão da divulgação, contamos com o apoio da Prefeitura e das mídias, então a população realmente ficou sabendo”, avalia.
Juntamente com a coleta foi realizada uma pesquisa com os participantes. De acordo com Débora, muitas pessoas ainda não sabem quais são os dias da coleta seletiva em seus bairros e quais tipos de materiais podem ser encaminhados para a Coomcat, de modo que ações de informação e conscientização precisam ser ampliadas para que a separação dos resíduos tenha ainda mais sucesso no município.
LEIA TAMBÉM: Descarte correto do lixo ajuda no esforço contra a dengue
Publicidade
COMO FAZER SUA PARTE
Papel
Todos os tipos são recicláveis, inclusive caixas de leite e papelão. É importante não misturar com caixas e embalagens de lanches manchadas com gordura e nem com papel higiênico usado.
Plástico
Sacos e sacolas de supermercado, embalagens de detergente e óleo de cozinha, garrafas pet, potes, utilidades domésticas, brinquedos quebrados, entre outros.
Vidro
Todos os tipos são recicláveis quando limpos e secos, exceto lâmpadas quebradas, cristais, espelhos e vidros automotivos.
Publicidade
Metal
Latas de alumínio, tampas de garrafa, pregos, parafusos e assemelhados. Canos e esponjas de aço não são recicláveis.
Orgânico
Restos de alimentos, cascas de ovo, sobras de podas, folhas, sacos de chá, entre outros.
Não reciclável
Itens de higiene pessoal, papeis metalizados e/ou plastificados, papel toalha, guardanapos, embalagens metalizadas, porcelana ou cerâmica, clipes, grampos, copos descartáveis, adesivos, entre outros.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz produz 2,6 mil toneladas de lixo por mês