A Argentina venceu o Brasil por 1 a 0 no Maracanã, na noite de sábado, 10, e conquistou o 15º título da Copa América, o que encerrou uma seca de 28 anos sem taças. O gol foi marcado por Ángel Di María, o melhor da partida. O melhor da competição foi Lionel Messi, também artilheiro ao lado de Luis Díaz, com quatro gols. O terceiro lugar ficou com a Colômbia, que venceu o Peru por 3 a 2.
O técnico Tite perdeu pela primeira vez no Brasil. A seleção brasileira havia sido campeã nas cinco vezes anteriores em que o país sediou o torneio. “O sentimento é de tristeza, mas primeiro de reconhecimento do outro lado. Se não for assim, a gente faz do futebol como o que ganha é bom e o que perde é terra arrasada. Temos que olhar o outro lado. Aqui tem um profissional que tem um pouco de lastro para saber reconhecer o outro lado. Teve o trabalho, a qualidade técnica individual, teve as estratégias, teve o seu tempo, e fez um enfrentamento, com efetividade e conseguiu conquistar. Prefiro reputar e reconhecer o outro lado pelo valor da vitória”, declarou o treinador.
Martínez, grande herói da classificação na semifinal da Argentina, foi eleito o melhor goleiro do torneio. O zagueiro Thiago Silva, do Brasil, ficou com o troféu de fair play. “Logicamente é um grande título, principalmente para o povo. Deixe os argentinos aproveitarem”, disse o técnico Lionel Scaloni. A festa foi no Obelisco, em Buenos Aires.
Publicidade