Foi retomado na última semana o trabalho de asfaltamento da Travessa Dona Leopoldina, que liga a estrada geral de João Alves à RSC-287. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 8, pela Prefeitura. A obra, demanda antiga da comunidade e que deve impactar a mobilidade de Santa Cruz do Sul, é executada pela P.A.P. Consultoria de Investimentos Ltda., vencedora da licitação.
Conforme o engenheiro responsável, Enio Immich Junior, a previsão mais otimista é que os trabalhos sejam concluídos em sete meses, três a menos do que prevê o contrato. “A parte mais crítica serão os primeiros dois ou três meses, pois teremos a detonação de rochas. Mas até final do ano, já queremos estar com tudo bem encaminhado”.
LEIA MAIS: Obras de asfaltamento da Travessa Dona Leopoldina devem ser retomadas em breve
Publicidade
Desde o dia 28, operários comandam máquinas e caminhões na limpeza superficial, escavações e alargamento da via. Em duas semanas, devem iniciar as obras de drenagem, além da construção da nova rede de água. Junior prevê que até final do mês, 20% já deve ser executado. Depois, entram as etapas de terraplanagem, pavimentação asfáltica e sinalização.
O engenheiro faz um alerta e apelo aos motoristas que trafegam pela via. “Precisamos contar com a colaboração de todos. Obras na pista sempre são um risco, então precisam tirar o pé do acelerador”.
LEIA MAIS: Por que as obras na Travessa Dona Leopoldina estão paralisadas
Publicidade
A prefeita Helena Hermany, o vice-prefeito Elstor Desbessell e o vereador e líder do governo, Henrique Hermany, visitaram as obras nesta quinta-feira, 8, acompanhados por moradores da Travessa. “É um grande problema quando uma obra começa e ela tem de parar. Por isso, esse tempo para sanar todos os entraves e fazer os ajustes necessários no projeto. Atuamos em parceria com essa comunidade para que agora os trabalhos sejam executados até o fim, sem mais interrupções”, disse Helena.
Já Desbessell destacou o impacto que a via terá na mobilidade urbana do Município. “O rápido crescimento populacional de Linha João Alves deve intensificar o trânsito pela Travessa Dona Leopoldina num futuro próximo. Além disso, ela será uma terceira opção de ingresso na cidade, desafogando as demais”.
LEIA MAIS: Aprovada autorização de cobrança de contribuição para viabilizar pavimentações
Publicidade
Moradora aguardava há 30 anos pela obra
Em outubro de 2020, os trabalhos de alargamento da via chegaram a começar. No entanto, alguns obstáculos foram encontrados e houve a necessidade de fazer correções no projeto. Moradora há 30 anos da região, a feirante Leonici Sehn, comemora a retomada da obra. “É uma grande emoção, estamos esperando há muitos anos. Foi a maior tristeza quando começou e parou, a gente até perdeu a esperança. Mas agora estamos bem confiantes, com a certeza de que vai continuar e vai ficar bom”. Ela cita a poeira e os buracos, principalmente após a chuva, como os principais problemas da estrada atualmente.
LEIA MAIS: Movimento pleiteia ligação entre a RSC-287 e a Travessa Dona Leopoldina
Saiba mais
A Estrada Travessa Dona Leopoldina faz a ligação da RSC-287, em Linha Pinheiral, à localidade de Linha João Alves, uma região de grande expansão urbana. O asfaltamento deverá começar a poucos metros depois do início da via e terminar defronte à Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Leopoldina, em uma extensão de 2.658,76 metros. Estima-se que em torno de três mil moradores do entorno sejam diretamente beneficiados com essa obra, que também vai evitar que moradores da Zona Sul do município tenham que atravessar toda a cidade para chegar às suas residências após saírem da rodovia.
Publicidade
LEIA MAIS: Diretores da Sacyr são recebidos pela prefeita no Palacinho