Há obras que, por mais singelas que se afigurem, abrem nossos olhos e nossa percepção para aspectos valiosos, para não dizer imprescindíveis, da existência, e nos quais pouco (ou nada) atentamos. A não ser os especialistas da área, os chamados entomologistas, em geral as pessoas não se debruçam sobre o universo dos… insetos.
E eis que então a editora Matrix coloca nas livrarias uma obra formidável, Planeta dos insetos, da especialista norueguesa Anne Sverdrup-Thygeson, em 192 páginas, a R$ 42,00, que nos familiariza com esse fascinante universo dos pequeninos seres sem os quais a nossa própria sobrevivência seria absolutamente inviável. Em texto fluente, rico e muito inspirado, a autora nos convida a acompanhar em detalhes as principais espécies e suas interações, sobre as quais apresenta informações surpreendentes, evidenciando que, não fossem os insetos, a vida dos seres maiores, como os humanos, não subsistiria no planeta.
LEIA MAIS DICAS DO ROMAR:
Os diários de Kafka pela primeira vez na íntegra no Brasil
Laurentino Gomes lança segundo volume sobre a escravidão
Publicidade
Eles estão em todos os habitats, e com capacidade (quase) infinita de adaptação aos ambientes. A própria produção de alimentos na natureza, bem como a agricultura conduzida pelo ser humano, tem para com eles uma dependência total. Cabe a eles fazer a polinização, sem a qual a natureza se tornaria estéril, ameaça, aliás, muito real.
E Anne adverte para a ameaça representada pelo uso indiscriminado de produtos tóxicos e pela alteração climática, que tem levado espécies de insetos a desaparecer. A modernidade pode estar colocando em risco a própria raça humana.
LEIA MAIS DICAS DO ROMAR:
Louise Glück tem sua poesia enfim disponível por aqui
Man Booker Prize International vai para David Diop
Publicidade