Santa Cruz do Sul manteve a classificação de “Atenção” no Sistema 3As de Monitoramento do Governo do Estado. A definição foi feita pelo Gabinete de Crise em reunião na tarde dessa quarta-feira, 7. No encontro, outras sete regiões Covid foram mantidas em Alerta e, pela segunda semana consecutiva, a melhora dos índices levou à retirada de outros cinco Alertas que estavam em vigor.
“É algo a se comemorar, sim, a melhora de indicadores, mas é importante ressaltar que a retirada dos Alertas não pode implicar no relaxamento nos cuidados. Pelo contrário, quer dizer que devemos seguir com eles, porque estão dando certo. A vacinação está avançando em bom ritmo, mas ainda precisamos manter os protocolos de prevenção para conter o vírus, preservar vidas e manter as atividades econômicas funcionando”, afirmou o governador Eduardo Leite.
LEIA TAMBÉM: Confira como será a vacinação na região nesta quinta
Publicidade
A situação de Santa Cruz
O Boletim Regional atualizado pelo Governo do Estado aponta que a região de Santa Cruz do Sul registrou 43.239 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia, com 734 mortes em decorrência da doença e uma taxa de mortalidade de 208,8 a cada 100 mil habitantes – o índice é pouco menor que o do Estado, que é de 281,1 por 100 mil habitantes. Segundo o painel, a taxa de ocupação de leitos de UTI nos municípios abrangidos pela região de Santa Cruz é de 93,2% – são 60 leitos, com 56 ocupados atualmente. Considerando toda a macrorregião dos Vales (incluindo as regiões Covid de Cachoeira do Sul e Lajeado), a taxa de ocupação de UTIs é de 95,2%. São 145 leitos em toda a região dos Vales, com 138 já ocupados e apenas sete livres.
LEIA MAIS: Santa Cruz contabiliza uma nova morte e mais 1.277 casos de Covid-19
Os Alertas
As regiões de Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Santa Rosa e Uruguaiana seguem em Alerta e receberam relatórios atualizados da sua situação. Dessa forma, as equipes regionais podem avaliar quais medidas adotar para melhorar os indicadores da pandemia.
Publicidade
Bagé, Cruz Alta, Erechim, Ijuí e Santa Maria tiveram os Alertas retirados. Apesar da melhora, a equipe técnica do GT Saúde e o Gabinete de Crise destacaram que nem estas cinco regiões nem as outras nove que já estavam sem Alerta ou Aviso devem reduzir os cuidados e as medidas de prevenção.
LEIA TAMBÉM: Mulheres devem aguardar quatro semanas após imunização para realizar mamografia de rotina
“Apesar da melhora, precisamos manter a atenção, pois nos últimos três dias a taxa de ocupação dos leitos clínicos reduziu muito pouco. Não compromete o quadro positivo de toda a semana, mas é preciso estar sempre olhando cuidadosamente os indicadores. Além disso, a variante delta do coronavírus, que hoje foi confirmada em transmissão comunitária em São Paulo, nos preocupa pelo alto risco que representa”, disse Pedro Zuanazzi, diretor do Departamento de Economia e Estatística (DEE) da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade