O município de Sinimbu conta com um espaço diferenciado para a comercialização de produtos da agricultura familiar. A Prefeitura, por meio da Emater e do proprietário da Morangoezte, Aloisio Goetze, criou o Pegue Pague. Uma mesa está exposta no prédio da administração municipal com alguns produtos de Aloisio e demais integrantes da Associação de Agricultores Produtores de Alimentos de Sinimbu (Aapas). A população pode escolher o que quiser e fazer o pagamento, depositando o valor no caixa disponível.
LEIA TAMBÉM: Sinimbu pretende implantar programa para estimular piscicultura
O chefe do escritório da Emater, Luis Fernando Marion, explica que o Pegue Pague visa buscar um comércio participativo de confiança, valorizando a comunidade e mostrando que a população local tem valores e ética para aderir a uma nova proposta de venda de produtos. “Já estamos trabalhando com a ideia do Pegue Pague há mais tempo. O Aloisio decidiu aderir à proposta e estamos confiantes com o projeto. A mesa disponibilizada na Prefeitura será um teste. Se der certo, poderemos pensar em outros pontos com a mesma sistemática”, afirma Marion.
Para a prefeita Sandra Backes, a iniciativa é inovadora e vai provocar a comunidade de uma forma diferente. “Através desse projeto, será possível estimular valores como ética e honestidade. É uma nova forma de comercialização dos itens produzidos pelos agricultores familiares de Sinimbu. Será um incentivo para esses produtores incrementarem a sua renda e a sua produção”, salienta. Estão disponíveis para compra produtos como repolho, brócolis, couve-flor, beterraba, feijão, alho, entre outros. Além disso, os organizadores disponibilizaram brindes como laranja e bergamota. O projeto conta com o apoio da Aapas, Associação Mãos que Fazem Arte e Sicredi.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Fiscalização atua no controle da pandemia em Sinimbu