Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

INVERNO

Frio aquece o comércio de lenha na região

Foto: Alencar da Rosa

Elmiro Voese se dedica ao cuidado e à apresentação de seu produto

O período é favorável aos vendedores autônomos de lenha e às empresas que trabalham com comercialização de insumos para utilização em lareiras, fogões e churrasqueiras. O inverno que começou no último dia 21 e que tem apresentado um frio intenso é o tempero ideal para o aquecimento deste tipo de comércio.

Há aproximadamente seis anos, o morador do Bairro Várzea de Santa Cruz do Sul, Elmiro Voese, de 63 anos, tira da madeira parte do sustento da família com a empresa Bah Tchê Lenhas. Entretanto, mais que um trabalho, para Miro, como é conhecido, a atividade se transformou também em uma paixão. O capricho com que lida com o negócio é percebido logo ao se ver as embalagens. “Eu prezo muito por uniformidade, para mim, um fardo tem que ser igual ao outro. Tem que ter um padrão, porque um produto por si só não vende. Aprendi com meu avô que não importa o que você faz, tente ser o melhor naquilo sempre e acredite no que faz”, frisa.

E claro, é no inverno o maior movimento de procura por lenha, embora o produto seja vendido o ano inteiro. Além disso, hoje, Miro também confecciona peças artesanais com madeira. Ele conta que foi preciso acompanhar as modernidades. “Hoje em dia é tudo muito fácil, eu trabalho com Pix e minha filha me ajuda com divulgação nas redes sociais.”

Publicidade

Miro explica também que existem especificidades na hora de escolher a lenha para lareiras, fogões e para fazer churrasco. Para lareira e fogão a lenha, ele comercializa madeira de acácia. Já a madeira de macieira, segundo ele, é o diferencial para um sabor diferenciado no churrasco. Outra técnica é embalar a lenha na vertical. “Dá um melhor resultado e eu consigo colocar mais produto dentro.” Ele completa que costuma reutilizar o plástico da embalagem. “O cliente pode devolver, além de ser uma economia, ajuda a natureza.”

LEIA TAMBÉM: Reformulados, fogões a lenha voltam à moda

Miller tem opções para mais sabor

Nos Supermercados Miller são diversas as opções, principalmente para agregar no churrasco. Madeira em graveto, acácia negra e nó de pinho são as opções disponíveis em lenha. Para uma experiência gastronômica diferenciada, o Miller tem também “Woods Chips” nas variedades de macieira, pecan e mix parrillero para defumação da carne.

Publicidade

Vendas aquecidas na Afubra

Na Afubra de Santa Cruz do Sul, itens específicos da estação estão tendo bastante saída, principalmente devido ao frio intenso registrado nos últimos dias. “As vendas estão bem aquecidas. Tem bastante venda de fogões a lenha, aquecedores, lareiras e calefatores. A procura está sendo em torno desses produtos”, comenta a vendedora Luciana Fischer. Além disso, a Afubra vende lenha de eucalipto. Para Luciana, mesmo com grande parte dos clientes já tendo ar-condicionado, a empresa vende muito bem produtos que necessitam de lenha para funcionar. “O pessoal prefere, porque o fogão à lenha, por exemplo, você pode usar para cozinhar e aquecer o ambiente. Fica bem aconchegante”, observa.

Cuidados

  • É necessário ventilar o ambiente para garantir a renovação do ar e evitar asfixia
  • É preciso conferir se o equipamento está em local seguro, longe de cortinas, sofás, camas, móveis e outros materiais inflamáveis
  • Mantenha crianças, idosos e animais de estimação distantes de lareiras ou fogões a lenha
  • Lareiras devem ter tela metálica para evitar que fagulhas se propaguem para fora do local de queima
  • Nunca deixe o local sem se certificar que o fogo está extinto
  • Verifique a instalação das chaminés e se estão em perfeitas condições e em locais seguros
  • Não faça fogo em churrasqueiras portáteis dentro de casa
  • Deixe a porta do fogão a lenha fechada para evitar risco de propagação

LEIA MAIS: Frio movimenta o comércio e gera boas expectativas nos lojistas

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.