Uma reunião nessa segunda-feira, 28, foi realizada com a presença dos 40 clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro – 36 presencialmente e quatro em vídeoconferência. O objetivo do encontro era ouvir propostas de três grupos interessados na criação de uma liga para as competições: um dos grupos é liderado pelo advogado Flavio Zveiter e por Ricardo Fort, ex-executivo da Coca-Cola; outro é coordenado pela consultoria KPMG; e um terceiro é organizado pela empresa Livemode.
Eles projetam a captação de valores de alguns bilhões de reais para refinanciamento das dívidas dos clubes e uma reconfiguração do Campeonato Brasileiro e da Série B, além da criação de novas receitas. Também houve uma apresentação de um representante da consultoria americana McKinsey no Brasil. Ele compartilhou ideias colhidas em outros mercados nos quais a empresa atua – e que contam com ligas há mais tempo. Mas a empresa não pretende assumir a operação da liga.
Há duas semanas, os dirigentes já haviam formalizado à CBF a intenção de organizar de forma separada as duas primeiras divisões do Campeonato Brasileiro, assim como ocorre nas principais ligas europeias. Caberia à entidade nacional a administração da Seleção Brasileira, além das Séries C e D e Copa do Brasil. Os detalhes foram revelados em matéria assinada pelos jornalistas Martín Fernandez e Rodrigo Capelo, no ge.com.
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