Com a ampliação da faixa etária de vacinação contra a Covid-19, para pessoas com 43 anos ou mais sem comorbidades, além dos demais grupos prioritários já contemplados até o momento, a procura pelo imunizante foi intensa no último sábado, 26.
Em Santa Cruz do Sul, a aplicação, que teve início às 8 horas, foi realizada em 11 locais. Além do Parque da Oktoberfest e do estacionamento do Hospital Ana Nery, alguns postos de saúde prestaram o serviço. A grande demanda fez com o que as doses disponíveis terminassem antes do previsto. Por volta das 15 horas, a Secretaria Municipal de Saúde comunicou que não haviam mais aplicações da primeira dose nos pontos de imunização; apenas a da segunda dose, realizada na Bierhaus, se estendeu até as 17 horas. Segundo o Município, no total foram aplicadas 3.810 doses. Dessas, 2.468 representam a primeira aplicação e 1.342 a segunda e mais a dose única (vacina da Janssen). O número é recorde para Santa Cruz – a marca anterior mais expressiva havia sido de 3.572 aplicações no último dia 19.
Na Oktoberfest, dois pontos de aplicação foram montados – um drive-thru no Pavilhão 2 e outro para pedestres no Pavilhão Central. Logo nas primeiras horas do dia, a fila de carros com acesso pelo portão 7 do parque passava pela frente do pórtico na Rua Galvão Costa e se aproximava da esquina com a Rua Tenente Coronel Brito. No Ana Nery, em razão da chuva, a aplicação das doses teve de ser readequada: ao invés do estacionamento, como de costume, foi realizada dentro da sede social do hospital.
Publicidade
Nesta segunda-feira, 28, a Secretaria de Saúde prevê apenas a aplicação de segundas doses da Covishield no SIS da Universidade de Santa Cruz do Sul, das 8h30 às 11h30 e das 13 horas às 16h30. Também será aberto o agendamento para vacinação, a partir de terça-feira, 29, com a segunda dose da CoronaVac e primeira da Pfizer para grávidas e puérperas. O agendamento deve ser feito pelos telefones (51) 92001 4155 e (51) 3715 1546. A secretaria informou ainda que a ampliação para os demais públicos ocorrerá apenas após chegada de novo lote.
LEIA MAIS: Não há mais vacinas de primeira dose em Santa Cruz do Sul