O Rio Grande do Sul recebe na manhã desta segunda-feira, 21, uma nova remessa da Covishield, o imunizante contra a Covid-19 desenvolvido pela Universidade de Oxford, em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, e produzido no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Serão 526,5 mil doses, que chegam de avião, com aterrissagem prevista para as 9h40, em Porto Alegre.
Em Santa Cruz do Sul, a aplicação de primeiras doses desde imunizante foi interrompida na última semana, porque os estoques acabaram. A imunização seguiu no município apenas com vacinas da Pfizer.
LEIA MAIS: Covid-19: vacinação evita 43 mil mortes de idosos em 13 semanas no País
Publicidade
É possível que esta remessa que chega nesta segunda-feira ainda não permita a retomada das aplicações de primeiras doses da Covishield. A Secretaria Estadual da Saúde afirmou que ainda definirá a aplicação do lote, mas é provável que ele seja todo destinado a garantir as aplicações complementares de quem já recebeu uma primeira administração.
LEIA MAIS: Entenda a importância da segunda dose da vacina contra a Covid-19
A segunda dose da Covishield, no Brasil, é aplicada 12 semanas após a primeira. Em Santa Cruz do Sul, a aplicação complementar é feita no campus da Unisc.
Publicidade
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS