Todas as 105 doses de vacina Covishield, contra a Covid-19 que estavam disponíveis no posto do Arroio Grande, em Santa Cruz, podem ter estragado por causa de um problema na câmara fria. As ampolas foram encaminhadas para que o Estado avalie se ocorreu ou não quebra na eficácia do imunizante. O problema também ocorreu com algumas vacinas de rotina que estavam armazenadas no equipamento.
LEIA MAIS: Manhã começa com falta de vacinas contra a Covid-19 em postos de Santa Cruz
A informação foi divulgada pela diretora de ações especializadas em Saúde, Caren Picasso, durante entrevista à Rádio Gazeta. “Essas câmaras tem um controle em relação à temperatura, pois é acompanhado pelo computador e conseguimos saber até quando a porta é aberta ou fechada. Percebemos que ocorreu essa oscilação de temperatura que pode ter prejudicado a vacina.”
Ela explica que todas as 28 salas de vacinação foram equipadas com as câmaras, que foram adquiridas pela Prefeitura. “São equipamentos que têm no máximo três meses de uso então não deveria ter ocorrido esse problema. E são câmaras que fazem um controle fidedigno da temperatura. Fizemos esse encaminhamento para que o Estado possa fazer essa avaliação e entramos em contato com o fabricante da câmara.” Por enquanto, o posto está sem vacina para a Covid-19.
Publicidade
Por causa do problema, a Unidade de Saúde do Bairro Arroio Grande não está aplicando as doses da vacina contra o coronavírus nesta segunda-feira.
Colaborou o jornalista Ronaldo Falkenback
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade