O torcedor carijó viverá um domingo especial. Pela primeira vez na sua história, o Santa Cruz disputará a Recopa Gaúcha. O adversário é ninguém menos que o Grêmio, campeão estadual 2020. O Galo se credenciou para a disputa do título após conquistar a Copa Ibsen Pinheiro 2020, organizada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Sem a presença de público, o confronto começará às 10h30, na Arena.
Segundo o técnico Wiliam Campos, a preparação segue normal como na Série B do Campeonato Gaúcho, a antiga Terceirona. No entanto, ele sabe que se trata de uma atmosfera diferente, por se tratar de uma final. “É uma situação diferente, mas temos procurado passar para os atletas algumas estratégias, buscando executar lá (em Porto Alegre), tanto defensiva como ofensivamente”, disse o treinador.
Independentemente da escalação do Tricolor, que deve ser formada basicamente pelos re-servas, Wiliam disse que a equipe alvinegra está preparada. “Com certeza é um time de qualidade, vamos encontrar dificuldades por tudo que envolve o Grêmio, a estrutura, a camisa e também por estar jogando em casa. Precisamos fazer um jogo de excelência, atentos a todos os detalhes, e procurar deixar o menor espaço possível”, apontou o comandante.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Brasil vence o Equador e abre vantagem na classificação
Wiliam entende que o aspecto psicológico é importante e o elenco tem maturidade suficiente para encarar momentos deci-sivos como o deste domingo. “É um grupo muito forte mental-mente, já demonstrou isso, praticamente os mesmos atletas, uma ou outra troca desde o ano passado. Acho que a experiência de alguns que temos no grupo ajuda muito”, disse o treinador, que pode levantar o seu segundo caneco pelo clube. “É um momento feliz na minha carreira, poder fazer história no Santa Cruz. A gente encara com naturalidade, sabendo da responsabilidade que temos sempre. Esperamos que dê tudo certo e a gente consiga desempenhar um grande futebol, com equilíbrio e organização.
Campeão da Copinha em 2020, o lateral-direito Marlon aposta na invencibilidade da equipe neste ano e no entrosamento. “Todo o grupo sabe o tamanho do Grêmio. Vamos até lá pra enfrentar uma das melhores equipes do Brasil, independente do time que for escalado. Vamos apostar nesse grupo que vem jogando desde o ano passado e com a invencibilidade deste ano. Pode ter certeza que não terão facilidade”, declarou o jogador.
Mais oportunidade para os suplentes
Embora a escalação seja divulgada somente uma hora antes, o Grêmio deve ter uma equipe reserva contra o Santa Cruz. O time será novamente comandado pelo analista de desempenho, Pedro Sotero, enquanto Tiago Nunes e seus auxiliares permanecem em isolamento, recuperando-se da Covid-19.
Publicidade
A tendência é que o lateral-direito Victor Ferraz; o zagueiro Paulo Miranda; os volantes Fernando Henrique e Victor Bobsin e o centroavante Churín recebam uma chance desde o início no domingo. A grande novidade no treinamento da manhã dessa sexta-feira, no CT Luiz Carvalho, foi a presença em tempo integral do meia-atacante Douglas Costa. Ele participou da atividade com bola o tempo todo. Até quinta, Douglas dividia-se entre os trabalhos com os companheiros no gramado e as atividades na academia para readquirir condicionamento físico.
Apesar disso, o atleta ainda não tem prazo de estreia com a camisa tricolor. O Grêmio renovou o contrato com o volante Jhonata Varela. Ele chegou ao Tricolor para a categoria Sub-17 no ano de 2017 e ampliou o vínculo até o final de 2023. Já atuou em quatro partidas no elenco profissional, a última delas contra o La Equidad-COL no Equador, pela Copa Sul-Americana. Já o confronto de volta da ter-ceira fase da Copa do Brasil contra o Brasiliense foi remarcado para a próxima quinta-feira, às 15h30. Por causa da cedência do Mané Garrincha para a Copa América, o duelo será no Estádio da Boca do Jacaré, em Brasília.
Ingresso solidário
Permanece à venda o ingresso virtual solidário para a decisão diante do Grêmio. O valor é R$ 10,00 e pode ser adquirido pelo link bit.ly/finalrecopa. Além disso, 20% do lu-cro líquido da venda dos ingressos será revertido para os hospitais Ana Nery e Santa Cruz, duas referências no atendimento de pacientes da Covid-19 no Vale do Rio Pardo. O torcedor pode adquirir qualquer quantidade de ingressos. O clube também irá sortear três camisas oficiais entre os compradores.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Grêmio renova contrato de Jhonata Varela