Começou com derrota a caminhada do Grêmio no Brasileirão. O tricolor jogou fora de casa contra o Ceará, e após sair perdendo por 2 a 0, gols de Cléber e Rick, o time gaúcho empatou com Vanderson, ainda na primeira etapa, e Ricardinho, no início do segundo tempo. Nos acréscimos da partida, o Ceará marcou com Jorginho e venceu a partida, em um jogo onde o tricolor não pode contar com destaques do time como Rafinha, Diego Souza e Ferreira, em virtude da Covid-19.
PRIMEIRO TEMPO
O início de jogo foi com pouca emoção. O jogo foi feio. A partida parava muito, com faltas e falta de criatividade dos ataques. A melhor chance do tricolor foi com Ricardinho, que recebeu um passe rasteiro da esquerda aos 15 minutos e chutou forte na área, por cima do gol, marcado entre os zagueiros.
Publicidade
Depois dos 30 minutos, foi o time da casa quem dominou a partida. o tricolor tinha grandes dificuldades para armar jogadas pelo meio, e o Ceará tomou a iniciativa do ataque, até que aos 35 minutos o atacante Cléber abriu o placar com um chute fraco de fora da área, que desviou na defesa e impediu a defesa de Brenno.
Na jogada seguinte, o goleiro Brenno evitou o segundo gol do Ceará. Em uma jogada envolvente, o time da casa trocou passes até a bola chegar na área para Saulo, que chutou de frente para o goleirogremista, que espalmou o chute. Mas aos 41, Brenno não conseguiu evitar que o Ceará ampliasse a vantagem. Em jogada de velocidade, Naressi passou para Rick na entrada da área, ele passou pelos zagueiros e chutou firme da entrada da área para fazer o segundo gol da tarde: Ceará 2-0.
O primeiro tempo poderia ter sido ainda pior para o tricolor. Aos 47, Cléber aparou cruzamento da direita e concluiu pro gol em um chute cruzado na área, e Brenno mais uma vez salvou a pátria ao se atirar na bola e defender.
Publicidade
O tricolor teve mais sorte do que juízo na primeira etapa. Aos 49 o Grêmio descontou após jogada fenomenal de Vanderson. Ele pegou a bola na entrada da área, driblou dois defensores, invadiu a área e tabelou com Ricardinho, antes de chutar forte na pequena área para descontar o placar para 2 a 1.
SEGUNDO TEMPO
Na volta do Intervalo, o técnico tricolor trocou a equipe. Lucas Silva saiu para a entrada de Jean Pyerre, Cortez entrou no lugar de Diogo Barbosa, e Léo Pereira saiu para a entrada de Jhonata Robert.
Publicidade
As mudanças deixaram o tricolor mais ofensivo, e logo aos três minuto de jogo o Grêmio empatou com um gol de Ricardinho. Léo Chú cruzou da esquerda no meio da área, e o centroavante se atirou na bola para deixar tudo igual: 2 a 2.
O Grêmio lutava pela virada. Aos 28 minutos, Cortez foi à linha de fundo e “chapelou” o adversário. No cruzamento para o meio, Léo Chú definiu com um chute à queima-roupa e o goleiro espalmou.
Aos 39, Cortez invadia a área pela esquerda quando caiu após uma jogada com o lateral Buiú, do Ceará. O árbitro Savio Pereira Sampaio marcou pênalti, mas ao ver o lance no vídeo na beira do gramado, voltou atrás e mandou o jogo seguir.
Publicidade
Nos acréscimos da partida, o Ceará marcou com um gol de Jorginho, após grande polêmica. Após cruzamento para a direita, Gabriel Lacerda chutou na trave e a bola sobrou para Jorginho na esquerda, que chutou quase sem ângulo. O Grêmio pediu impedimento de Gabriel no lance, e após conferir o VAR, o árbitro Savio Sampaio confirmou o gol após três minutos de jogo parado.
Em uma partida em que começou perdendo por dois a zero e conseguiu o empate, o gol no final foi um duro castigo na estreia tricolor. Na próxima rodada, o Grêmio recebe o Flamengo na Arena, domingo, dia 6 de junho. No sábado, dia 5, o Ceará joga fora de casa contra o Santos.
No meio da semana, o Grêmio tem compromisso pela Copa do Brasil. O tricolor enfrenta o Brasiliense na quarta-feira, dia 2 de junho.
Publicidade
FICHA TÉCNICA – BRASILEIRÃO SÉRIE A
1ª RODADA
CEARÁ 3×2 GRÊMIO
Local: Arena Castelão, Fortalezq-CE
Data: 30/05/2021, Domingo
Horário: 16 horas
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e José Reinaldo Júnior (DF)
VAR: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)
Cartão amarelo: Messias, Buiú, Charles (Ceará); Thiago Santos, Pedro Geromel (Grêmio)
Cartão vermelho:
GOLS: CEARÁ – Cléber, aos 36min/1ºT, Rick, aos 41min/1ºT, Jorginho, aos 48min/2ºT; GRÊMIO – Vanderson, aos 49min/1ºT, Ricardinho, aos 3 min/2ºT
CEARÁ
João Ricardo (Vinícius); Buiú, Messias, Gabriel Lacerda, Kelvyn; Oliveira, Pedro Naressi (Charles), Jorginho, Rick, Saulo (Yony Gonzáles) e Cléber (João Victor);
Técnico: Guto Ferreira
GRÊMIO
Brenno; Vanderson, Geromel, Ruan e D. Barbosa (Cortez); Lucas Silva (Jean Pyerre), Matheus Henrique e Thiago Santos; Léo Pereira (Jhonata Robert), Ricardinho e Léo Chú;
Técnico: Tiago Nunes
LEIA MAIS
– Juventude empata em seu retorno à Série A
– Rádio Gazeta vai para o 11º ano de transmissão do Campeonato Brasileiro