A Rádio Gazeta FM 107,9, a primeira emissora de radiodifusão da Gazeta Grupo de Comunicações, completa 41 anos de atuação nesta sexta-feira, 28. Inaugurada em 28 de maio de 1980, com a presença então do ministro das Comunicações do Brasil, coronel Haroldo Correa de Mattos, veio se juntar ao jornal Gazeta do Sul, existente desde 26 de janeiro de 1945, para expandir as comunicações em todo o Vale do Rio Pardo. Nas décadas seguintes, a emissora, que surgia como AM ZYK 340, com 1 kw de potência, na frequência 1.360, firmou-se na comunidade regional como referência em informação de qualidade, com credibilidade, e transmitindo sempre do local dos fatos.
LEIA MAIS: Rádio Gazeta 107,9 comemora 41 anos e sorteia um carro
Ao longo dos anos, além da programação musical e de entretenimento, a emissora fortaleceu a cada ano sua identificação com os ouvintes, da cidade, da região, do Estado, do País e do mundo. E montou igualmente uma dinâmica e competente equipe esportiva, que respondeu pela transmissão dos mais importantes eventos e das grandes conquistas do esporte, tanto no futebol, com o Futebol Clube Santa Cruz e com o Esporte Clube Avenida, quanto no basquete, com a Pitt Corinthians e, agora, com a Stock Med/União Corinthians, ambas as equipes conquistando o Brasil. Assim foi também com o futebol amador em toda a região, e com a dupla Gre-Nal.
Para cada vez maior alcance, já em 1992 a rádio passou a atuar em 1.180 kHz, com 10 kw de potência, da qual migrou em definitivo para a Frequência Modulada, o FM, em março de 2019. A Rádio Gazeta hoje opera como classe A4 na escala da Anatel, com cinco quilowatts de potência transmitida (ERP). O sinal é transmitido em nova antena a cerca de 90 metros de altura, na torre moderna da Gazeta localizada no Bairro Monte Verde.
Publicidade
Essa competência em todas as áreas de destaque, no jornalismo, no esporte e na integração comunitária, se traduz em larga aceitação dos conteúdos e da programação da hoje Rádio Gazeta FM 107,9, inclusive longe da região. Isso foi reafirmado pela pesquisa Top of Mind 2020 da revista Amanhã, na qual a Rádio Gazeta é a quarta em todo o Rio Grande do Sul, com 15,2%. É a maior audiência no interior do Estado, atrás apenas de três emissoras de Porto Alegre, inclusive muito próxima da terceira colocada.
Leia o suplemento sobre os 41 anos da rádio:
LEIA MAIS: Rádio Gazeta promove Pit Stop Solidário nesta sexta-feira
Publicidade