Pela última partida da fase de grupos da Copa Sul-Americana, o Grêmio, já classificado para a fase seguinte, enviou apenas 15 atletas reservas até o Equador para enfrentar o La Equidad, da Colômbia, em partida disputada para cumprir tabela no Equador, em virtude das restrições da Covid-19.
A equipe colombiana também atuou com um time misto, com cinco jogadores reservas. O jogo foi ruim, e a partida não saiu do zero a zero, com o Grêmio perdendo pênalti e terminando o jogo com dois jogadores a mais em campo.
O empate confirmou o tricolor gaúcho como a melhor campanha na primeira fase da competição. A equipe gaúcha agora espera o sorteio da Conmebol que irá definir o adversário da primeira fase de mata-mata. Os adversários dos times que foram primeiros colocados da fase de grupo saem da Libertadores: o sorteio terá os times da Sul-Americana em um pote, e os terceiros colocados da fase de grupos da Libertadores em outro, ou seja, o Grêmio enfrenta um dos seguintes clubes: Independiente del Valle-EQU, Deportivo Táchira-VEN, Santos-BRA, Júnior Barranquilla-COL, Sporting Cristal-PER, Nacional-URU, América-COL ou LDU-EQU.
Publicidade
PRIMEIRO TEMPO
Com duas equipes sem sua força total, o jogo foi fraco tecnicamente no primeiro tempo.
Além de jogar com todo o time reserva, o tricolor ainda perdeu o atacante Elias, lesionado. O jogador machucou o joelho aos 20 minutos, em choque com o zagueiro John Garcia. Após tentar prosseguir em campo, Elias caiu no gramado aos 30 minutos e teve que ser substituído. Rildo foi para o jogo, e o tricolor ficava com apenas dois reservas no banco, o goleiro Felipe e o atacante Thayllon.
Publicidade
As chances de gol foram poucas. Para o Grêmio, Guilherme Azevedo chutou cruzado após invadir a área aos 19 minutos, direto pela linha de fundo. Aos 34, o goleiro do La Equidad saiu jogando errado e Varela roubou a bola no campo de ataque. Ele invadiu a área pela esquerda e ficou sem ângulo para chutar. A finalização passou rente a linha do gol, quase debaixo das traves. A bola cruzou a meta e saiu pelo outro lado.
O time da casa teve uma chance aos 33 minutos, quando o atacante Omar Duarte cobrou uma falta que saiu raspando o travessão do goleiro Guilherme Chapecó.
Fora isso, a primeira etapa foi de lances ríspidos do time do La Equidad, que marcou forte e teve vantagem na parte física, mas na bola rolando o jogo foi bastante equilibrado.
Publicidade
SEGUNDO TEMPO
O jogo foi mais movimentado na segunda etapa. O tricolor quase abriu o placar aos cinco minutos em um chute de Varela, que apareceu na segunda trave e tocou pra fora após Bitello tocar a bola pra área.
O Grêmio ficou com um jogador a mais em campo aos sete minutos. Omar Duarte foi expulso após falta no lateral Sarará. Aos 15, Rildo, invadiu a área e driblou dois jogadores do La Equidad, e acabou derrubado quando tentava arrumar espaço para bater em gol. Pênalti para o tricolor, que Guilherme Azevedo cobrou rasteiro e o goleiro Román defendeu.
Publicidade
Aos 36, Andrés Correa, lateral esquerdo do time da casa, foi o segundo expulso da noite, e o segundo do La Equidad. O atleta acertou Guilherme Azevedo com o cotovelo e foi expulso direto, mesmo sem ter tomado o cartão amarelo.
Mesmo com dois jogadores a mais em campo, o Grêmio não conseguiu abrir o placar no jogo disputado no Equador.
Com o empate, o tricolor perdeu os 100% de aproveitamento na Sul-Americana, mas com 16 pontos conquistados no Grupo H, com cinco vitórias e um empate, o tricolor gaúcho foi a melhor campanha entre todos os oito grupos.
Publicidade
O adversário do tricolor na próxima fase sai em sorteio, e os classificados na fase de grupos enfrentam oito times que foram eliminados da Copa Libertadores.
O próximo jogo do Grêmio é a estreia no Brasileirão 2021, domingo, 30, fora de casa, contra o Ceará.
FICHA TÉCNICA – COPA LIBERTADORES
GRUPO H – 6ª RODADA
LA EQUIDAD 0x0 GRÊMIO
Local: Estádio Bellavista, Ambato-ECU.
Data: 27/05/2021, quinta-feira
Horário: 21h30
Árbitro: Marlon Vera (Equador)
Assistentes: Danny Avila e Edison Vasquez (Equador)
Cartão amarelo: Pestaña, Omar Duarte (La Equidad); Fernando Henrique, Emanuel (Grêmio)
Cartão vermelho: Omar Duarte, Andrés Correa (La Equidad)
Gols:
LA EQUIDAD: Roman; Pestana (Castaño), John Garcia, Mena (Fuentes), Andrés Correa; Zapata (Rodríguez), Pablo Lima (Salazar), Motta, Torralvo e Mantilla (Cuero); Omar Duarte;
Técnico: Alexis Garcia
GRÊMIO: Chapecó; Sarará, Emanuel, Heitor e Varela; Victor Bobsin, Fernando Henrique(Thayllon), Bitello; Gui Azevedo, Vini Paulista, Elias (Rildo);
Técnico: Thiago Gomes