A partir do dia 1° de junho, o tradicional pão francês, o popular cacetinho, deverá ser vendido com o preço do quilo do produto afixado próximo ao balcão, em local de fácil visualização pelo consumidor, além de ser grafado com dígitos de pelo menos cinco centímetros de altura.
As determinações sobre como o produto deve ser oferecido constam de uma portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) publicada no dia 23 de abril, no Diário Oficial da União. A portaria acrescenta que a balança deve ter, como característica, um medidor com divisão igual ou menor a cinco gramas, além da indicação de peso e preço a pagar.
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Segundo a proprietária da panificadora Cristal, Mara Cristina Klaas, a empresa já segue a determinação há muitos anos. “Colocamos essa informação dentro das normas divulgadas há bastante tempo. Já estamos adaptados ao padrão exigido”, disse.
De acordo com a gestora da padaria Roque Schuh, Carolini Schuh Gregis, a medida foi uma reivindicação do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria (Sindipan) para a clareza de informações aos clientes. “Fazemos parte do Sindipan e acompanhamos de perto. A intenção é justamente dar tranquilidade aos clientes, para que saibam realmente o que estão pagando.”
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