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Projeto Repensar

As lições de êxito na região para a redação do Enem

sadora: nota 940 na prova foi resultado de muita dedicação na fase preparatória

Alvo de intensa preparação dos estudantes do Ensino Médio, a prova de redação do Enem costuma ser temida, mas o esforço de alguns alunos da região mostra os bons resultados. É o caso de Isadora Bartz, de 17 anos, natural de Santa Cruz do Sul e estudante da Escola Estadual de Ensino Médio Alexandrino de Alencar, em Passo do Sobrado, que tirou a nota 940 na prova.

As aulas remotas no primeiro ano de pandemia dificultaram a preparação, mas não impediram a jovem. “Estudei muito e um dos diferenciais na preparação, principalmente na redação, foi o acompanhamento com a Luana Schonarth, professora de redação que me auxiliou muito com minhas dificuldades e com estratégias para tirar uma boa nota”, relata. Desde jovem incentivada pelos pais, ela lê muito e, a partir do 1º ano, passou a se dedicar também à escrita, tanto de redações quanto de poesias e textos cotidianos.

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O destaque surgiu também quando uma palestra sobre Slam na escola ofereceu novas possibilidades dentro da escrita. “É um estilo de poesia urbana com temática mais crítica a diversos temas da atualidade. Pensando nisso, comecei a elaborar poemas sobre alguns assuntos que me deixavam incomodada e acabaram se tornando um meio de expressar aquilo que sentia. Acabei postando e muitas pessoas gostaram e compartilharam que sentiam o mesmo.”

Isadora conta ainda que o apoio e o incentivo da família nos estudos foram de grande auxílio, assim como a comunidade escolar, que ela chama de Família Alexandrino. “Entrei na Escola com 5 anos e saí com 17 e posso dizer que todos os professores, colegas e funcionários se tornaram minha família e sempre me auxiliaram com tudo.” Um dos objetivos da jovem agora que concluiu o Ensino Médio é seguir estudando para o vestibular e realizar o sonho de ser aprovada no curso de Direito em uma universidade federal.

Para um dos professores de Isadora, Carlos Gilberto Baierle, conhecido como professor Caio, a conquista da aluna foi uma alegria. Ensinando Física e Matemárica, ele viu a dedicação da estudante. “Percebi que ela é uma jovem com muita fibra e muita determinação, e responsabilidade do ponto de vista da dedicação para buscar o que ela sempre almejava que era fazer um curso superior. A gente percebia que ela persistia no sonho, e batalhava para conquistar”, conta.

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Instituto investe na preparação dos alunos

Em Vera Cruz, o período de expectativa em relação ao exame foi assunto no Instituto Sinodal Imigrante. Com bons resultados, em especial nas provas de redação de seus alunos, a coordenadora pedagógica Danieli Eichwald conta que a instituição está muito feliz com as conquistas dos estudantes no Enem 2020. Cerca de 75% dos alunos tiveram nota superior a 820 e, desses, 50% tiraram mais de 900 na prova.

“Estes resultados são fruto da dedicação de nossos estudantes, somada ao apoio dos pais e a um trabalho pedagógico que prioriza o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para uma visão crítica do mundo, viabilizando ao estudante que aprenda a organizar o seu aprendizado, aprendendo a aprender”, explica Danieli. A proposta pedagógica da escola incentiva desde a Educação Infantil a criatividade, liberdade de expressão, autonomia, sensibilidade, senso crítico e a interlocução entre os saberes construídos.

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Unindo os conhecimentos de Língua Portuguesa, as leituras de mundo e a prática da leitura são os ingredientes para o êxito nas redações. Para a professora de Português, Nádia Silva, que atua junto ao 9º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, não é apenas o trabalho de um ou dois anos ou somente das aulas de Língua Portuguesa o responsável pelos bons resultados.

“Além de uma estrutura pedagógica direcionada para o desenvolvimento integral do estudante, com um incentivo ao questionamento, à leitura e à escrita, é realizado um trabalho com a análise de textos – questões gramaticais, estrutura textual – até a relação com as diferentes áreas do conhecimento, ponto fundamental no desenvolvimento textual”, explica a professora. Debates sobre temas variados também fazem parte das aulas, relacionando o aprendizado em sala de aula com o cotidiano dos alunos.

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Um dos alunos do Instituto Sinodal, Guilherme Rafael Terres, de 18 anos, tirou a nota de 980 na redação do Enem. Aprovado em Odontologia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) pelo Sisu, ele conta que a preparação para a prova veio de toda a sua formação. “No ano passado, tentei identificar as minhas principais deficiências nos anos anteriores e trabalhar para melhorar. Em redação, busquei compreender a estrutura, e reescrevia todas as corrigidas pela professora, mesmo que a nota tivesse sido boa”, conta.

Para o estudante, seu desempenho se deve à escola, onde os professores sempre buscaram explicar o conteúdo de forma didática e fazendo relações com outras áreas do conhecimento. “Além disso, todos os professores e a coordenação sempre estiveram dispostos a tirar dúvidas e ajudar no que fosse preciso.” As dicas de Guilherme para a redação do Enem são compreender a estrutura exigida do texto, ler redações que foram nota 1.000 nos anos anteriores, expandir o repertório de argumentos por meio de filmes, séries, documentários e livros e praticar muito.

Guilherme, que teve nota 980: expandir repertório de argumentos e praticar muito

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