Estão abertas até 26 de maio as inscrições para a seleção de ingresso na Escola Sesc de Ensino Médio, localizada no Rio de Janeiro. São duas vagas para estudantes gaúchos, com bolsa de estudos que inclui despesas relativas a instrução, livros didáticos, alimentação e hospedagem durante os três anos do Ensino Médio. Podem participar jovens que estão cursando ou concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental, nascidos entre 1/1/2006 e 31/12/2008. O cadastro para participar do processo é gratuito e pode ser feito no site https://escolasesc.net/processos-admissionais/admissao-esem, onde também está disponível o edital da seleção.
Estudantes que atendam a três critérios preferenciais acumulam mais pontuação no processo seletivo: renda familiar bruta igual ou inferior a três salários mínimos nacionais; dependentes de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo; ser aluno de escola de ensino da rede Sesc ou ter estudado dois terços (seis anos) do Ensino Fundamental em escola pública ou ter estudado dois terços (seis anos) do Ensino Fundamental com bolsa integral em escola privada. A primeira fase do processo é a confirmação da inscrição, que ocorrerá de 31 de maio a 13 de junho, período no qual o candidato deverá preencher um questionário sociocultural e enviar seus documentos de identificação.
LEIA MAIS: Aluna de Santa Cruz é selecionada em programa do Sesc
Publicidade
As outras etapas são compostas por um sorteio público, em 14 de agosto, envio dos documentos que comprovem os critérios preferenciais, de 20 a 30 de agosto, e entrevista e análise do histórico escolar, de 18 a 29 de outubro. Devido à pandemia, pelo segundo ano consecutivo não haverá provas objetivas nem de redação, e as entrevistas poderão ser realizadas de forma virtual. A relação final dos candidatos selecionados será divulgada no dia 8 de dezembro, a partir das 18 horas do horário de Brasília, no site da Escola Sesc (https://escolasesc.net).
Ana Clara Vieira, de São Leopoldo, foi selecionada no processo seletivo de 2021. A mãe da estudante, Anelise Vieira, garante ter sido uma grande oportunidade para a filha: “Desde a abertura da escola, em 2008, eu sonhava em ver minha filha lá. Foi uma alegria sem tamanho quando ela foi aprovada, pois sei da tremenda oportunidade de crescimento cultural e humano que ela irá vivenciar. Quanto às expectativas da ida para o Rio de Janeiro e o início das aulas presenciais, tenho exata convicção dos cuidados e zelo pelos alunos, professores e colaboradores da escola frente à Covid-19. Minha filha estará indo para uma das melhores escolas do país”.
LEIA MAIS: Repensar Educação incentiva crianças e adolescentes
Publicidade