Em visita a duas escolas de Santa Cruz do Sul na manhã dessa segunda-feira, 17, a prefeita Helena Hermany acompanhou e auxiliou na entrega dos uniformes aos alunos. Adquiridos com recursos federais, as peças padronizadas estão sendo distribuídas em toda a rede municipal de ensino desde a retomada das aulas presenciais.
Os alunos recebem duas camisetas manga curta, uma manga longa, calça e jaqueta. Os meninos ainda ganham um calção, e as meninas short saia ou calça corsário, dependendo da idade. Na conversa com os estudantes da Emef Bom Jesus e Emef Vidal de Negreiros, Helena antecipou que a Prefeitura irá adquirir também tênis e meias.
LEIA MAIS: Uniformes escolares já estão sendo distribuídos
Publicidade
“É muito lindo ver todos os alunos com o mesmo uniforme. Dá uma sensação de pertencimento, de igualdade no tratamento, além de trazer mais segurança. Já estamos encaminhando a compra de tênis e meias para auxiliar ainda mais as famílias e deixar nossos estudantes preocupados apenas em aprender. Conhecimento é algo que ninguém pode tirar da gente”, afirmou Helena.
Conforme a Secretaria de Educação, cada instituição, com seu conselho escolar, determina como será o critério de uso do uniforme. Na escola Bom Jesus, por exemplo, os pais assinam um termo assumindo o compromisso de encaminhar os filhos sempre vestindo pelo menos uma peça.
Tanto a diretora e o vice-diretor da Bom Jesus, Inês Terezinha Mahle Fernandes e Filipe Medeiros de Freitas, quanto a diretora da Vidal de Negreiros, Isabel Cristina Rabuske, foram unânimes em ressaltar a iniciativa da prefeitura e a importância do uso do uniforme pelos alunos.
Publicidade
LEIA MAIS: Vereadores aprovam uniforme escolar na rede municipal
“Ajuda na identificação, auxilia na segurança, gera economia para os pais. E a sensação de igualdade acolhe os alunos, principalmente os mais humildes, criando um ambiente em que todos sentem-se iguais”, disse Filipe.
A opinião também é compartilhada pelo secretário municipal de Educação, João Miguel Wenzel, que ainda destacou a alegria das crianças em receber os uniformes. “Em um momento de incertezas causado pela pandemia, percebi já uma energia mais positiva no ambiente, uma maior autoestima, o que pode ajudar a diminuir a evasão escolar, algo que nos preocupa depois deste período sem aulas presenciais”.
Com recursos do governo federal, o investimento para a aquisição dos uniformes escolares foi de R$ 855 mil, contemplando 8 mil alunos das 19 Emeis e 25 Emefs do Município.
LEIA MAIS: Prefeitura quer implantar uniforme na rede municipal de ensino
Publicidade