Esta segunda-feira, 6, é o dia consagrado aos Santos Reis. A tradição que permanece viva no Vale do Rio Pardo conta com diversas homenagens aos Reis Magos. Em Passo do Sobrado, o entardecer de sábado, 4, serviu para reunir os moradores na Praça de Emancipação, na frente da Prefeitura, para assistir ao 16º Encontro de Termo de Reis. As apresentações tiveram início às 19h30. Um grande número de pessoas prestigiou as apresentações de cunho religioso e cultural do município. O evento, que já é tradicional, contou com 12 grupos, sendo três do município e os demais vindos de Rio Pardo, Mato Leitão, Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul. Um violão foi sorteado entre os participantes. O ganhador foi o grupo Estrela Guia, de Max Bruhns, Rio Pardo.
De acordo com o idealizador do encontro, Roni Weber, o evento foi positivo e superou as expectativas. “A comunidade nos prestigiou. Muitas pessoas foram à praça acompanhar as apresentações. Foi gratificante.” Sobre as atividades, que começaram no dia 25 de dezembro, Weber afirma que em média o grupo Os Mensageiros – principal do município e do qual ele faz parte – passou por 15 casas a cada noite. “Levamos música e alegria às famílias. Muitas pessoas agradecem e outras nos cobram de não tê-las visitado. Mas somos um grupo pequeno e, infelizmente, não conseguimos contemplar a todos.” Sobre as doações, ele afirma que são espontâneas, geralmente em dinheiro. “Não cobramos nada, fazemos porque gostamos.”
Em Mato Leitão, o 25º Encontro Municipal de Terno de Reis, ocorreu na noite de domingo, 5, durante o encerramento da programação Natal das Orquídeas. As apresentações tiveram início às 19h30, em um palco montado em frente à Igreja Matriz Santa Inês. Onze grupos se apresentaram. Em Venâncio Aires, a apresentação ocorre nesta segunda-feira, 6, a partir das 20h30, no Largo do Chimarrão, na Praça Coronel Thomaz Pereira. A atividade encerra também a programação natalina do município.
Publicidade
CTG Lanceiros
Em Santa Cruz do Sul, o principal grupo de Terno de Reis é do CTG Lanceiros de Santa Cruz, o encerramento das atividades acontece na noite desta segunda-feira, 6, na casa do patrão da entidade Luciano de Oliveira Pereira, no bairro Faxinal Menino Deus. De acordo com Leila Figueiredo, que coordena o grupo desde 2010, em média, são percorridas cerca 15 casas por noite. Leila ressalta que o grupo que atualmente é formado por 19 pessoas e foi fundado em 1961, mesmo ano que tiveram início as atividades no CTG. “Desde que o CTG foi criado, formamos o grupo e começamos as cantigas. Temos três pessoas daquela época que ainda participam e cada ano aumenta o número de integrantes.”
LEIA MAIS: Tradição do Terno de Reis ainda está viva na região
Publicidade