A campanha nacional de vacinação contra a Influenza (gripe), que teve início há cerca de mês, já alcançou 14.099 pessoas do público-alvo na região de abrangência da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS). Somente em Santa Cruz, até essa segunda-feira, 10, foram 6.418 pessoas, o que representa 11,3%.
A campanha, que segue em todo o País até 9 de julho, é dividida em três etapas de grupos prioritários, distribuídos de forma escalonada. De 12 de abril a 10 maio, foram vacinadas as crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), povos indígenas e trabalhadores da saúde. Desta terça até 8 de junho, além dos grupos que já estão sendo imunizados, poderão receber a dose os professores, monitores de escolas e pessoas com 60 anos ou mais. A última etapa, que começa em 9 de junho e se estende até 9 de julho, será destinada aos demais grupos prioritários.
LEIA MAIS: Nova etapa de vacinação contra gripe começa nesta terça
Publicidade
Excepcionalmente neste ano, os idosos não foram os primeiros imunizados, como forma de evitar conflito com o calendário de vacinação contra a Covid-19. As adaptações dos grupos prioritários foram programadas para evitar aglomerações nos postos de saúde e o cruzamento entre os públicos-alvo da vacina da Influenza e do Coronavírus. A recomendação do Ministério da Saúde é de que haja um intervalo mínimo de 15 dias entre a aplicação das duas vacinas.
Todas as unidades de saúde realizam a aplicação do imunizante, que está sendo distribuído de forma fracionada aos municípios pela 13a CRS. Em Santa Cruz do Sul, além dos postos de saúde da cidade, no interior é possível se imunizar. Nesta terça, quarta, 12, e quinta-feira, 13, as ESFs Senai e Faxinal estarão com horário de atendimento ampliado, até as 18h30.
LEIA TAMBÉM: Vacinas contra gripe e Covid-19 devem ser feitas com intervalo de 14 dias
Publicidade