Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Reabilitação oral

Cuidar dos dentes é fundamental para manter o organismo saudável

Para o bom funcionamento do organismo, todas as partes e tecidos do corpo são fundamentais. E é claro que os dentes estão inseridos nesse contexto. Eles não são apenas importantes para um belo sorriso, são essenciais para a mastigação e até mesmo para a pronúncia correta das palavras.

A falta de dentes em grande quantidade, dores de cabeça frequentes, desencaixe da mordida, cáries e outras doenças bucais, além do bruxismo, são indicativos de que é preciso passar por uma reabilitação oral. Ela será mais ou menos complexa de acordo com os problemas apresentados.

A dica da equipe da Oral Unic, de Santa Cruz do Sul, é que o paciente agende uma avaliação para definir a necessidade de uma reabilitação ou apenas a manutenção, caso seja constatada uma boa condição oral. Assim que os problemas forem identificados, é preciso aprofundar o estudo do caso por meio da realização de exames detalhados, como radiografias, tomografias, documentações ortodônticas e fotos.

Publicidade

O próximo passo, após o diagnóstico e elaboração do plano de tratamento, é esclarecer ao paciente que a realização do tratamento só será possível mediante correções prévias de outras áreas, por exemplo: levante da mordida posterior, com colocação de implantes dentais.

A equipe da Oral Unic também atenta para uma questão essencial: o tempo de tratamento. Ele é um ponto importante na hora de optar pela reabilitação oral e deve sempre ser relatado ao paciente, já que muitas vezes pode passar de um ano.

Após a realização da reabilitação, é fundamental a manutenção e controle periódico do estado da saúde bucal por meio de consultas de rotina. Não esqueça de visitar o dentista com regularidade e evite problemas mais graves.

Publicidade

 

As seguintes áreas da odontologia irão ajudar na reabilitação oral:
Periodontia – Tratamento dos tecidos de suporte, como gengiva e estruturas adjacentes
Endodontia – Tratamento das doenças da polpa dentária
Implantodontia – Enxertos e implantes dentários
Ortodontia – Realinhamento dos dentes e do encaixe da maxila e mandíbula
Dentística – Restauração adequada dos dentes necessários, funcionais e estéticas (clareamento)
Prótese – Fase final do tratamento com colocação ou instalação de próteses metalo-cerâmica, metal-free (cerâmica pura), facetas, lentes de contato, prótese removível, prótese sobre implantes

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.