Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Cuide-se

Dez vitaminas para fortalecer unhas e cabelos

Elas são encontradas em alguns alimentos e, se inseridas no dia a dia, auxiliam no fortalecimento. Quem não sonha com cabelos fortes e brilhantes, iguais aos que vemos nas propagandas? Isso sem esquecer das sonhadas unhas resistentes, que não quebram por nada. 

Mas você sabia que algumas vitaminas encontradas nos alimentos podem te ajudar nessa tarefa? Segundo a nutricionista e pesquisadora Aline Quissak, um adulto perde em média 100 fios de cabelo por dia, porém, quando essa quantidade aumenta, é bom ficar alerta. E se suas unhas não andam resistindo muito, elas também podem estar sofrendo.

Existem vários fatores que podem influenciar nesses problemas. Um dos principais é a  alimentação, já que você pode não estar ingerindo as vitaminas, minerais e proteínas necessários. “Vitaminas A, C, E, do complexo B, zinco, ferro, potássio, biotina, betacaroteno e aminoácidos são importantes para a saúde dos fios e unhas, por isso é fundamental que a pessoa tenha esses alimentos na rotina”, explica a especialista.

Publicidade

A boa notícia é que você ainda não precisa se desesperar. Ingerir alguns alimentos pode te dar aquela forcinha especial.

Alimentos essenciais

Vitamina complexo B – feijões, lentilhas, ervilhas, brócolis, peixes, leites, aves;
Vitamina C – acerola, goiaba vermelha, laranja, limão, abacaxi, espinafre, rúcula;
Vitamina E – castanhas, amendoim, alho, brócolis, tomate, manga, kiwi, salmão, semente de girassol;
Vitamina A – leite e derivados, espinafres, couve, acelga, agrião, cenoura, manga, mamão, abóbora;
Zinco – castanhas, cereais integrais, grão de bico, aves, espinafre, semente de abóbora e de linhaça;
Ferro – carne vermelha, ovo, feijão, lentilha, hortaliças verdes escuras;
Potássio – abacate, pera, banana, leite e derivados, abóbora, batata-doce, aveia;
Biotina – castanhas, amêndoas, nozes, avelãs, ovo, carnes vermelhas;
Betacaroteno – cenoura, batata-doce, abóbora, caqui, manga, mamão, melão, melancia, damasco, tangerina;
Aminoácidos – ovo, aves, carne de vaca, atum, salmão, sardinha, quinoa, chia, couve, alface, acelga e milho.

Publicidade

Vale lembrar que é sempre importante procurar um especialista para ajustes individuais. “Quando introduzimos esses alimentos em nossa rotina, eles nos ajudam a fortalecer unhas e cabelos, mas é importante procurar um médico e um nutricionista para analisar o caso”, completa Aline.

Prevenção

Mãos livres de manchas e rugas

Publicidade

As mãos merecem a mesma atenção que o rosto e o pescoço, mas infelizmente a maioria das mulheres só descobre isso quando as mãos começam a denunciar a idade. Com o passar do tempo, elas apresentam linhas, rugas, flacidez, manchas e perda de volume por conta da diminuição da produção de colágeno.

O sol é o grande responsável pelo aparecimento de manchas e seu efeito é cumulativo. As tarefas domésticas podem ajudar no aparecimento de rugas, por isso é importante usar luvas de proteção quando manusear produtos de limpeza e usar todos os dias cremes hidratantes à base de ureia, glicerina, óleo de amêndoas ou manteiga de karitê. Preste atenção ao tipo de sabonete que usa para lavar as mãos e dê preferência às formulações que contenham glicerina.

Não se iluda. Com o tempo, as mãos começam a revelar a idade e cremes com retinol, vitamina C e ingredientes clareadores são grandes aliados para manter a juventude das mãos. Eles promovem renovação celular e devem ser usados à noite. Durante o dia, capriche no protetor solar.

Publicidade

Existem tratamentos bem específicos e que oferecem rejuvenescimento da pele das mãos, mas devem ser aplicados sob a orientação do dermatologista. Bons resultados são obtidos com laser, luz intensa pulsada, radiofrequência e peelings, além de hidratação injetável que promete devolver o volume e melhorar muito o visual.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.