A L’Oréal lançou nos últimos dias o UV Sense, o primeiro adesivo com sensor eletrônico ultravioleta sem bateria. A novidade foi apresentada na Consumer Electronics Show, a maior feira de tecnologia realizada anualmente em Las Vegas. O primeiro protetor solar desenvolvido pela marca foi em 1935 e objetivo agora é manter o comportamento seguro em relação ao sol.
Em 2016, a La Roche-Posay, principal marca dermatológica da L’Oréal, lançou o My Patch UV, o primeiro adesivo para monitorar a exposição UV. Desde seu lançamento foram distribuídos mais de 1 milhão de adesivos para consumidores em 37 países gratuitamente, incluindo o Brasil. Os estudos realizados com consumidores mostram que o My UV Patch teve um impacto positivo no comportamento em relação à segurança no sol: 34% que passou a aplicar protetor solar com mais frequência e 37% relatou procurar ficar mais à sombra.
Para incentivar ainda mais os consumidores a mudar seus comportamentos de segurança, o UV Sense é menor e oferece um tempo de uso maior enviando dados em tempo real. Ele é o primeiro sensor eletrônico portátil sem bateria para medir a exposição UV individual, pode armazenar até três meses de dados e mostrar tendências de exposição ao longo do tempo com atualizações instantâneas. Ele tem menos de dois milímetros de espessura, nove milímetros de diâmetro e é projetado para ser usado na unha do polegar. Ao colocar esta tecnologia no polegar – que recebe luz solar ideal – os consumidores podem aumentar o tempo de uso. Enquanto o My UV Patch poderia durar até uma semana, o UV Sense pode durar semanas. O sensor pode ser reaplicado na unha com adesivos adicionais, que acompanham a embalagem.
Publicidade
O UV Sense possui um aplicativo para celular, disponível tanto para iOS quanto para Android, que traduz e transferem dados do sensor usando a tecnologia Near Field Communication (NFC). O aplicativo fornece informações detalhando quando o usuário deve estar atento à exposição UV. Os dados são incluídos em um perfil dentro do aplicativo que descreve os níveis de exposição de um usuário. Os hábitos de segurança do sol – como gastar tempo na sombra ou reaplicar protetor solar – são encorajados com fatos sobre a exposição ao sol e dicas adicionais para proteção.
Tanto o UV Sense quanto o My UV Patch são desenhados pela pesquisa realizada pela L’Oréal em conjunto com a MC10, Inc., uma empresa de tecnologia e o professor John Rogers na Northwestern University, através de seu portfólio de propriedade intelectual e inovação em torno de flexíveis, eletrônicos esticáveis.
Publicidade
O UV Sense vai estar disponível em uma base limitada nos Estados Unidos para a temporada de verão de 2018 com um lançamento global em 2019. Em 2018, La Roche-Posay também vai disponibilizar uma nova edição limitada do premiado patch My UV projetado por Yves Behar. No Brasil, o UV Sense tem previsão de chegada em 2019.