Reduzir as medidas do corpo não depende somente de perder a gordura. Outra vilã de quem quer diminuir o peso é a retenção de líquido. Por resultarem nos mesmos incômodos podem ser facilmente confundidas e, com isso, não tratadas de forma correta. Porém, existe um teste rápido que o site Bolsa de Mulher disponibilizou e que pode ajudar – e muito – quem ainda desconhece suas diferenças.
A retenção de líquido, segundo o que a nutricionista Evelin R. Siqueira, é causada por desequilíbrios hormonais, pelo consumo frequente de alimentos ricos em sódio, uso de medicamentos e alterações no corpo. Ele é, resumidamente, um acúmulo de líquido nos tecidos periféricos. O inchaço atinge, principalmente, os pés, a barriga, as pernas, os tornozelos e as mãos, podendo aumentar até três quilos.
Já a gordura localizada é resultado do sobrepeso, devido à má alimentação e ao sedentarismo. Ela é o acúmulo de tecido adiposo em regiões como o abdômen e o quadril.
Publicidade
Teste rápido
A nutricionista deixa um teste simples e rápido como dica para descobrir o que causa o aumento de peso. É assim: com os dedos em pinça, aperte a pele na região em questão por dois segundos e observe. Caso a marca do dedo permaneça por três segundos, provavelmente, você tem líquido retido nos tecidos periféricos. Caso contrário, seu problema é gordura mesmo. No entanto, para ter certeza, é necessária a realização de um exame chamado Bioimpedância.
Publicidade