A vontade de ter seios fartos ou de simplesmente poder usar um determinado tipo de roupa sem medo leva milhares de mulheres no mundo inteiro a implantar silicone nos seios. Porém, por se tratar de um procedimento cirúrgico, muitas dúvidas surgem na cabeça de quem planeja se submeter ao implante.
Para tentar solucionar algumas delas, separamos algumas das perguntas mais frequentes feitas para os cirurgiões. As respostas foram elaboradas pela Clínica de Cirurgia Plástica Montenegro, de São Paulo.
– Qual o tamanho das cicatrizes e onde elas ficam?
Publicidade
Em geral, elas são pequenas e têm em torno de quatro centímetros. Elas podem ser localizadas em regiões mais ocultas, como o sulco mamário (abaixo do seio), aréola (mamilo) ou na axila.
– A cicatrização é tranquila?
A cicatrização depende de diversos fatores, que vão desde a genética, o tipo de pele e a localização da cicatriz até a técnica utilizada pelos médicos. Na avaliação pré-operatória, o cirurgião avalia os antecedentes genéticos e observa outras cicatrizes do paciente para ter um prognóstico da cicatrização.
Publicidade
– Como ficarão as mamas após a cirurgia?
O aumento maior ou menor dos seios depende do volume da prótese de silicone a ser colocada, do volume já existente da mama e do tamanho do tórax. A aparência varia de pessoa para pessoa.
– É possível colocar qualquer prótese de silicone?
Publicidade
Não. A forma e o tamanho devem ser proporcionais ao volume de mama já existente e ao biotipo da paciente. Esta escolha deve ser feito junto ao seu cirurgião plástico no pré-operatório através de uma avaliação minuciosa que deverá indicar qual o melhor tamanho e formato da prótese.
– A prótese pode se romper?
As próteses costumam ser bem maleáveis e resistentes. Porém, em causo de trauma de grande intensidade, como um acidente de carro, por exemplo, pode haver, sim, o rompimento. Caso isto ocorra, o médico deve ser avisado para fazer os exames necessários e verificar se houve algum dano.
Publicidade
– Quando o resultado final da plástica fica visível?
Em média, com 30 dias a mama apresenta um resultado satisfatório. Entretanto, somente após três ou quatro meses após a cirurgia que o resultado definitivo irá aparecer.
– A gravidez altera o resultado da cirurgia?
Publicidade
Não. A prótese não sofre alterações. O que pode acontecer é o seio ficar maior devido à amamentação. Há a possibilidade de haver distensão da pele e a mama não retornar ao estado inicial, ocorrendo uma leve flacidez.
– É possível amamentar tendo prótese de silicone?
Sim, sem problemas. A prótese não altera a amamentação, uma vez que é colocada posteriormente à glândula mamária.
– O pós-operatório é dolorido?
A sensação de desconforto e dor varia de paciente para paciente. De qualquer maneira, o médico receita o uso de anti-inflamatórios e analgésicos para tornar o pós-operatório confortável.
– Existe alteração na sensibilidade no local operado?
É comum haver a diminuição da sensibilidade no local devido ao inchaço nos nervos da região, mas ela retorna de maneira gradativa ao normal com o tempo.
– Existe muitos riscos na cirurgia?
Os riscos são os mesmos de qualquer procedimento cirúrgico. Porém, eles podem ser minimizados com uma boa avaliação pré-operatória, a solicitação de exames adequados e a realização do procedimento em local adequado.
– Quais são os tipos de anestesia utilizados?
Local com sedação ou geral. A mais utilizada é a local por ter menos riscos e ser menos agressiva no pós imediato.
– Quanto tempo dura a cirurgia?
Em torno de uma a duas horas.
– Quanto tempo de internação é necessário?
Em geral, a alta ocorre no dia seguinte à cirurgia.
– É possível praticar exercícios físicos após a cirurgia?
O indicado é fazer atividades leves apenas depois de 30 dias. Já as mais pesadas são indicados somente após 60 dias do procedimento.
– Com quanto tempo devem ser retirados os pontos?
Geralmente em torno do sétimo dia do pós-operatório.
– É necessário usar dreno após a cirurgia?
Sim, eles são usados para evitar o acúmulo de secreção e são retirados, em geral, 24 horas após a cirurgia. O uso deles reduz a incidência de contratura capsular.
– O que é contratura capsular de mama?
É uma “rejeição”, uma reação do organismo contra a prótese, causando um endurecimento e dor no local de maior ou menor intensidade dependendo do grau da contratura. Caso isso ocorra a prótese deverá ser trocada.
– É preciso trocar a prótese de silicone?
A prótese deve ser trocada com aproximadamente 15 anos, sendo que após dez deverá ser feito um acompanhamento anual através de exames radiológicos.
– É possível associal a cirurgia de implante de silicone com outros procedimentos?
Sim, ela pode ser associada à rinoplastia, lipoaspiração, abdominoplastia, entre outros. Depende da avaliação feita pelo médico.