A gente sempre tem uma curiosidade sobre a história dos nossos nomes, sobre a origem e o significado daquela palavrinha que a gente ouve todos os dias e pela qual a gente se apegou. Mas, além desta curiosidade, você nunca se perguntou realmente quantas pessoas andam por aí sendo chamadas pelo seu nome?
A gente pode sentir aquele ciúme ou adorar a ideia de ter um xará. A verdade é que é possível saber quantas pessoas no Brasil têm o seu nome e quantas pessoas têm o mesmo sobrenome que o seu em todo o mundo!
Ficou curioso? A gente te explica!
Publicidade
Primeiro nome
Já faz algum tempinho que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um site onde é possível conferir a frequência do seu nome. No entanto, a estimativa ainda leva em conta o último Censo Demográfico de 2010. Mesmo que esteja um pouquinho atrasado, o dado pode ser bem divertido!
No site, você escreve o seu nome e clica em “pesquisa”. Assim, o sistema busca em todo o país a incidência do seu nome. Caso queira ser um pouco mais específico, você pode escolher o estado e até o município brasileiro para fazer a pesquisa. Ainda dá pra selecionar se você quer ver somente os resultados para nome feminino ou masculino.
Além da frequência – que é o número de pessoas com este nome – o site ainda mostra o percentual da população com este nome, a posição dele em um ranking de popularidade e o estado brasileiro onde há a maior incidência – juntamente com a sua taxa.
Publicidade
Ainda é exibido no sistema, quando procurado no país todo, as décadas em que o nome foi mais usado para registrar crianças. Não é demais? Agora que você sabe como funciona o site, é só sair à procura dos seus xarás! Que tal fazer uma reunião de pessoas com o seu nome na sua cidade? Mãos à obra!
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A PLATAFORMA DO IBGE
Ainda no site do IBGE, é possível acessar a página de “nomes mais populares”. A pesquisa também pode ser filtrada por sexo, estado e década.
Sobrenome
Publicidade
Já o seu sobrenome traz algo mais relacionado às suas origens. A curiosidade também é grande por saber onde este sobrenome surgiu, além do significado. A Forebears, um portal de genealogia, lançou em 2012 o sistema pelo qual se pode consultar essa informação.
Neste site, a pesquisa também é muito fácil. Basta digitar o seu sobrenome na caixa de busca e pronto. Entre as informações exibidas estão a estimativa do número de pessoas que compartilham do mesmo sobrenome em todo o mundo. É mostrada também a posição em um ranking de popularidade e o significado.
A lista incluí ainda um mapa que mostra quantas pessoas com o sobrenome moram em cada país e um ranking com as nações onde o termo é mais comum nas certidões de nascimento e onde se originou. O mapa pode ser filtrado por variáveis e baixado como imagem para consulta.
Publicidade
Pronto para descobrir a origem do seu sobrenome?