O bom andamento dos negócios não depende apenas de uma equipe bem preparada e do alcance de metas, mas também de outro detalhe que, algumas vezes, pode passar despercebido: a ambientação do local de trabalho. A elaboração de um espaço estimulante e confortável pode ser determinante para a manutenção da atmosfera agradável e produtiva do escritório. Afinal, é neste local em que as pessoas passam boa parte do dia.
Para favorecer a elaboração da área de trabalho, devem-se respeitar algumas características gerais da empresa. De acordo com as arquitetas Olga Bergamini, Karin Neitzke e Danielle Bragagnolo, do escritório Olga Bergamini Arquitetura, a identidade da empresa precisa ser priorizada nos ambientes de trabalho em geral. “A composição do espaço pode ser criada sempre levando em conta o tipo de serviço que a empresa oferece. Podemos proporcionar maior credibilidade utilizando cores adequadas a cada tipo de situação e mobiliário bem projetado que preze pelos princípios da ergonomia. A climatização e iluminação também são itens muito importantes para a harmonia do ambiente”, pontuam as arquitetas.
Publicidade
A decoração também deve oferecer as funcionalidades apropriadas para atender as demandas da rotina de trabalho. Sendo assim, é indispensável reconhecer também as necessidades da empresa a fim de propor soluções para o espaço. Enquanto alguns ambientes priorizam o dinamismo e a criatividade, outros prezam pelo estímulo e aumento da produtividade de seus funcionários. Independente do local – seja recepção, sala de reunião, escritório ou sala íntima -, o aconchego, a segurança e a praticidade são preferências no décor. As arquitetas Bianca Decker e Maria Fernanda Bagatin ressaltam que detalhes pontuais como a bancada na altura correta, cadeira confortável e ergonômica, além da disposição do mobiliário, são imprescindíveis para o conforto e fluidez da circulação. “Já em termos de organização, diversos recursos poderão ser usados para atender a função, como nichos, prateleiras, gavetas e armários”, detalham.
Quanto ao uso das cores, deve-se tomar cuidado com os excessos, uma vez que estas influenciam no psicológico de funcionários e clientes. Para não ter erro, normalmente indica-se o contraste de tons neutros com os escuros. No entanto, a composição irá depender do tipo de atividade estabelecida no trabalho. Olga, Karin e Danielle explicam que existem tons mais indicados: “O branco e os tons off white são desejáveis, pois ‘aumentam’ os ambientes e são neutros. Nós, por exemplo, sempre usamos o branco nos tetos a fim de otimizar a iluminação. O piso deve ser mais escuro e as superfícies mais próximas às áreas de trabalho devem ter o mesmo tom que as paredes para melhorar a concentração”, explicam as profissionais. Para espaços mais descontraídos e ousados – como o corredor ou área do café – por exemplo, as cores vibrantes podem ser uma ótima opção para quebrar a monotonia.
Publicidade
O ideal é que o aconchego e o estilo estejam sempre alinhados na decoração do local de negócios. As arquitetas Bianca e Maria Fernanda contam que a tendência mundial é de cada vez mais aumentar a sensação de bem-estar dos funcionários: “Procurar criar um espaço confortável e agradável, considerando o lugar em que muitas pessoas passam grande parte do dia, é fundamental para o bem-estar pessoal”, finalizam.
Publicidade